O que fazer agora para arrebentar de vender no Natal?

vender no natal

 

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora, tudo bem com você? Primeiro, deixa eu te parabenizar por dedicar uma parte do seu dia para conhecer mais sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo. Também quero agradecer você por me ajudar a fortalecer o movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor. Hoje meu assunto é sobre uma das melhores épocas do ano para vendas. Mas afinal, sua empresa está preparada para vender no Natal?

O Natal para o comércio brasileiro

O Natal sem dúvida ainda é a grande data para o comércio, representando uma ótima oportunidade para fechar grandes quantidades de venda e atrair um público ainda maior. Embora nos anos de 2015 e 2016, a data comemorativa tenha perdido um pouco de força, em 2017 já apresentou um crescimento de quase 5%. Segundo o SPC Brasil, a média de gasto por pessoa com os presentes de natal em 2017 foi de R$ 461,91 e no total a data moveu mais de 50 bilhões de reais.

Como você pode perceber meu amigo, os números de vendas desta data no Brasil estão melhorando e sua empresa precisa estar preparada para atender e vender mais no natal.

Preparando sua empresa para vender no natal

Assim como outras datas comemorativas, vender no natal exige uma preparação tanto para sua empresa, quanto para sua equipe, que precisa estar pronta para os desafios desta época do ano. Vamos começas pelos fatores relevantes para sua empresa:

– Decoração correta para entrar no clima: Para vender no Natal, um dos primeiros passos é investir na decoração de sua empresa. Utilize decorações específicas, uniformes temáticos e até músicas natalinas para garantir que o cliente já entre na loja com vontade de comprar. Uma peça de uniforme simples, como o tradicional gorro do Papai Noel já vai ajudar seus clientes e vendedores a entrarem no clima!

– Faça parcerias e entre em contato com seu fornecedor: Na maioria dos casos, o fornecedor tem o mesmo objetivo que você, vender no Natal. Por isso é importante negociar com ele prazos maiores e preços promocionais para garantir que seu estoque também esteja preparado. Aproveite o contato para obter informações sobre os produtos que receberão maior destaque na mídia e os pontos importantes para destacar este produto dos produtos oferecidos pela concorrência.

– Utilize opções mais flexíveis de prazo de pagamento: Nesta época do ano meu amigo, seu cliente provavelmente estará comprando presentes para toda a família, por isso flexibilizar um pouco mais o prazo de pagamento, pode facilitar na hora de vender no natal. Além disso, utilizar outras formas de recebimento, como aplicativos de pagamento, podem se tornar um diferencial e aumentar as opções de compra para seu cliente.

– Crie promoções que incentivem o consumo: Se você está pensando em fazer alguma promoção para o Natal, tente incentivar que seu cliente leve um volume maior de produtos, algo como um valor mínimo para concorrer a um sorteio ou um brinde vinculado a um valor específico. Evite brindes genéricos, ofereça para seu cliente algo relevante e com o tema natalino!

– Contrate uma equipe adequada: Esta dica é muito importante meu amigo. Em geral o Natal é uma data bastante movimentada para o comércio, por isso é necessário contar com uma equipe que consiga anteder seus clientes da melhor maneira possível. Se necessário, faça contratações específicas para esta data do ano, tanto de vendedores, quanto para outros cargos, como empacotadores, estoquistas e até mesmo caixas. Se possível contrate estes funcionários com algumas semanas de antecedência, para que eles conheçam melhor a rotina da empresa e possam contribuir de uma maneira ainda melhor para suas vendas no natal.

Como você pode perceber meu amigo, é necessário preparar toda sua empresa de maneira adequada para arrebentar nas vendas nesta época do ano. Agora que já contei para você as principais dicas para preparar sua empresa para vender no natal, chegou a hora de focarmos na equipe.

Preparando sua equipe para vender no Natal

Bom meu amigo gestor, como você já sabe, uma equipe bem preparada representa a diferença entre uma venda bem-sucedida e um “vou dar mais uma voltinha e depois passo aí”. Por isso, mais do que nunca sua equipe tem que estar bem afiada e devidamente motivada para encarar esta maratona de vendas que é o natal. Acompanhe as principais dicas:

– Qualidade no atendimento: É comum que durante estas datas de grande fluxo de clientes, a qualidade do atendimento acabe caindo um pouco. Por isso como gestor de vendas precisa ficar de olho e cobrar que todos os vendedores de sua equipe continuem oferecendo o melhor atendimento possível para seus clientes.

– Faça um cronograma detalhado para sua equipe: Durante esta data, também é comum que empresas façam horários especiais, com algumas lojas trabalhando até 24 horas, no caso de shoppings. Por isso é necessário fazer um cronograma detalhado de quando cada vendedor vai atuar. Estes cronogramas permitem que o vendedor consiga programar seus afazeres diários com maior facilidade e fazem com que a experiência de vender no natal fique mais tranquila.

– Treinamento adequado: Tanto para novatos, quanto para vendedores experientes de sua equipe, um treinamento específico para vender no Natal será fundamental. Esta data tem muitas particularidades e o vendedor precisa conhecer muito bem seu produto e o mercado para atender o cliente de maneira correta e converter suas vendas.

– Mantenha a equipe motivada: Como eu já disse anteriormente, o período de Natal é bem intenso, por isso é necessário manter os vendedores motivados. Um treinamento de vendas com um profissional adequado, sem dúvida vai ensinar novas técnicas para os vendedores e manter a equipe motivada para arrebentar de vender no natal.

Como você percebeu meu amigo, o treinamento e motivação da equipe de vendas são fatores fundamentais para esta época de natal, por isso, deixa eu sugerir para você os meus serviços.

Contratando um treinador para Vendas de Natal

Bom meu amigo, se você ainda não me conhece, deixe eu me apresentar. Meu nome é Thiago Concer e sou o palestrante mais contratado do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Já atuei no mercado como vendedor, gerente, gestor de vendas e hoje sou palestrante, treinador de vendas e fundador do movimento Orgulho de Ser Vendedor. Meus treinamentos são referência em todo o território nacional, e já ofereci meus serviços para grandes marcas como Unimed, Suvinil, Santander, Peugeot, entre outros.

Se você quer conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu blog, meu canal no YouTube e minhas redes sociais. Contratando meu treinamento, eu tenho certeza que sua equipe vai detonar todas as metas e destruir a concorrência neste Natal!

Obrigado por me acompanhar até aqui. No texto de hoje eu te contei sobre a importância de preparar sua empresa para o natal, incluindo investir em decoração, opções de pagamento mais flexíveis e promoções específicas. Além disso, falei pra você sobre os principais cuidados para preparar sua equipe de vendas, contratando um treinamento de vendas para ensinar técnicas e manter todos motivados.

Obrigado mais uma vez por me ajudar a difundir o conhecimento sobre a profissão de vendedor e fortalecer o nosso movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor. Não esqueça de conferir minhas redes sociais e também meu canal no YouTube!

Forte Abraço!