As palestras online têm sido uma das maiores aliadas dos gestores que desejam bater metas e escalar os resultados das suas vendas.
Como um bom gestor, você precisa garantir que o seu time de campeões esteja sempre desenvolvendo novas habilidades que vão ajudá-los a alcançar os objetivos de vendas. Seja com palestras online, presenciais ou treinamentos de vendas, toda equipe comercial precisa de atualização.
Quando um time de vendas não se atualiza ele acaba por cair na mesmice, os vendedores ficam travados diante das objeções dos clientes, o que consequentemente acarreta no baixo volume de vendas e em metas não batidas.
Se você deseja ver a sua equipe superar as metas de vendas de 2024 precisa começar a investir em palestras e a solução mais barata e eficiente são as palestras online.
Nesse artigo eu vou abordar como a capacitação pode contribuir para as vendas da sua empresa e como você, enquanto gestor pode construir palestras online de baixo custo e alta eficiência para o seu time comercial.
O que são treinamentos e palestras online de vendas?
Os treinamentos e palestras online de venda são um projeto de capacitação com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas, comportamentais e atitudinais de uma equipe comercial.
As palestras e treinamentos podem ser presenciais ou online e de duração variada, mas em todos os casos, elas devem ter um conteúdo rico e falar diretamente nas dificuldades e desafios dos vendedores.
Porém, não basta apenas contratar um treinador experiente esperando que ele resolva os problemas da sua equipe, como num passe de mágica. É preciso que você entenda que existem diferentes tipos de treinamento de vendas e que cada um responde a uma expectativa específica.
Mas à frente, abordaremos diversos tipos de treinamentos online que podem ser estruturados, conforme a demanda do time de vendas.
Mas, será que a palestra online é mesmo para você?
Treinamento e palestra de vendas: Por que você precisa?
Talvez você esteja se perguntando se a capacitação com treinamentos e palestras online são mesmo para sua equipe de vendas.
Posso antecipar que o modelo online atende a maioria das empresas e dos segmentos, já que ela oferece mobilidade, liberdade de tempo e baixo custo.
Mas sem dúvida é para sua equipe se:
- Você acredita que a performance dos seus vendedores está estagnada.
- Sua equipe está com dificuldades para bater as metas.
- Você assiste a concorrência dominar novas técnicas de vendas que o seu time não conhece.
Se “sim” foi a sua resposta para as três questões acima, já passou da hora de você investir na capacitação online da sua equipe de vendas.
Mas, como eu já disse anteriormente, existem alguns tipos diversos de treinamentos online que podem ser realizados na sua equipe, assim como, existe um passo a passo ideal para escolher os temas mais relevantes.
É isso que eu vou te ensinar a seguir!
6 tipos de treinamento de vendas: Como escolher o melhor?
Se engana quem acha que montar uma palestra online de vendas é só ligar uma câmera, usar um aplicativo como Meet, ZOOM ,SLACK ou qualquer outro e começar a falar.
Se é assim que você está construindo seus treinamentos e palestras online de vendas pode ter certeza que do outro lado da tela os seus vendedores estão fazendo qualquer coisa, menos prestando atenção no ensinamento que eles deveriam aprender.
A maioria dos gestores falam que aplicam palestras e treinamentos online, porém não consegue ver o resultado do seu investimento nas metas batidas, nas vendas e no faturamento.
Se você está nesse time, pode ser que sua palestra online esteja sem organização, estrutura correta e com o tema errado. O seu vendedor está lá, entediado, querendo fazer o que ele faz de melhor, vender, mas sente que está perdendo tempo com você.
Os 6 tipos de treinamento e palestra online que vou te mostrar agora, vão te ajudar a identificar o melhor modelo para a sua equipe, e ter uma audiência engajada, que aprende, aplica e supera metas.
1 – Treinamento e palestra online para a liderança
Vamos começar com você, meu amigo gestor. Isso porque, até agora, falamos da produtividade da sua equipe. Mas não podemos esquecer que a performance dos seus vendedores é reflexo da sua liderança.
Você deve sempre ser uma influência positiva para seus colaboradores. Se você é um gestor que está sempre participando de palestras online, workshops de vendas, enviando oportunidade para seus vendedores, eles irão se espelhar em você.
Com o treinamento de liderança, o foco está no papel do líder e como o seu desempenho pode determinar os resultados da empresa. Além disso, são também trabalhadas as estratégias de:
- Administração do tempo;
- Identificação de dificuldades da equipe a fim de treiná-los para superá-las;
- Gerenciamento de conflito;
- Criação de ambientes que favorecem a competição saudável;
- Inteligência emocional;
- Negociação e
- Pensamento crítico.
Ao buscar um treinamento online de liderança, a empresa é beneficiada com um líder comprometido e um clima organizacional favorável ao desenvolvimento da performance de cada vendedor.
2 – Palestra e treinamento operacional
A palestra online operacional é promovida para os funcionários que precisam se atualizar em relação às novas ferramentas de vendas. Dessa maneira, eles ganham um aliado fundamental para a realização do trabalho.
Porém, não é somente o vendedor novato quem se beneficia do treinamento operacional. Pois, toda equipe pode aprender alguma função nova de uma ferramenta que facilite o exercício da venda.
Com esse tipo de treinamento de vendas, você pode abordar a funcionalidade de:
- Softwares de gestão de clientes, como o CRM;
- Aplicativos da empresa;
- Ferramentas de comunicação interna;
- Sistemas de processamento de vendas, entre outros.
3 – Técnicas de abordagem
Mesmo que você tenha arrasado na contratação daquele vendedor fera, você precisa entender que os clientes possuem perfis diferentes e isso influencia a produtividade da sua empresa.
Existem os indecisos, os exigentes, os falantes e, até mesmo, os curiosos. Para cada um deles, é necessário utilizar uma abordagem específica.
É óbvio que o vendedor saberá como abordar o cliente somente após o primeiro contato. Mas estou falando aqui de preparação para o processo de vendas, identificando e respondendo ao perfil do cliente. Dessa maneira, você garante a fidelização do relacionamento entre empresa e consumidor.
Quer aprender mais sobre a importância das técnicas de abordagem em vendas? Então, assista o vídeo que preparei para você:
4 – Treinamento profissional em vendas
Eu sempre falo que nem todo vendedor já nasce um monstro das vendas e nem existe faculdade para se tornar um. Entretanto, há maneiras de se transformar num campeão batedor de metas.
Esse é o caso do treinamento de posicionamento em vendas voltado ao comportamento do funcionário.
Neste tipo de treinamento de vendas, são abordados:
- A comunicação: alinhada com o estilo da empresa e com o perfil do cliente;
- Disciplina pessoal: responsabilidade, respeito para com os colegas, postura e empatia com o cliente;
- Organização profissional: administração do tempo e dos recursos disponíveis, pontualidade com o plano de metas e compromisso com a agenda estabelecida.
5 – Treinamento sobre produtos
Ao aprender sobre técnicas de abordagem, o vendedor sabe que ele precisa oferecer uma solução para a dor do cliente. No entanto, isso só é possível se ele tiver domínio pleno das funcionalidades do produto ou serviço da sua empresa. Por isso, o treinamento sobre produtos se faz tão necessário.
Além disso, ao conhecer todas as características e especificidades do produto, o vendedor poderá argumentar em eventuais questionamentos sobre o funcionamento e qualidade do produto ou serviço.
Sem falar que, com o treinamento sobre produtos, os vendedores podem explorar os produtos similares da concorrência. Dessa maneira, sua equipe estará preparada para responder as dúvidas valorizando os pontos fortes do seu produto.
6 – Treinamento motivacional
Muitas vezes, sua equipe tem todas as ferramentas na mão para fazer uma boa venda. No entanto, falta o incentivo para trazer resultados. Por isso, você pode dar um empurrãozinho com um treinamento motivacional.
Com a utilização de dinâmicas e cenários do dia a dia, esse é um dos tipos de treinamento de vendas que promove a integração da equipe e o engajamento para com a empresa.
Os aspectos emocionais e pessoais dos participantes são o foco desse treinamento. Isso porque a baixa produtividade do vendedor pode estar atrelada a algum problema pessoal que ele esteja enfrentando.
Quando um gestor escolhe o treinamento motivacional para realizar em sua empresa, ele demonstra preocupação com seus colaboradores e interesse em seu desenvolvimento.
Esse cuidado por si só já é levado como uma boa dose de motivação por parte dos vendedores. Então, não perca tempo e contrate um treinamento motivacional para o seu time de campeões ganhar a dose extra de energia para bater todas as metas.
Mas afinal, Palestra online é melhor que presencial?
Na verdade, eu estou nesse texto, falando sobre as palestras online, não porque elas são melhores ou piores que a palestra e os treinamentos presenciais, ambos tem um lugar na capacitação de equipes.
Mas, as palestras online ganharam força desde a pandemia do covid 19 e não é uma tendência que vai embora, por inúmeros motivos.
A verdade é que o ambiente online e offline não se excluem, mas se complementam. As diretrizes para construir uma jornada de experiência em eventos, seja online ou offline, são idênticas. Contudo, o planejamento e a abordagem criativa para cada um desses contextos apresentam distinções.
Algumas das vantagens dos treinamentos e palestras online são:
- Custo reduzido, já que acontece no ambiente virtual e não precisa de grande estrutura física;
- Abrangência geográfica, os colaboradores de diferentes filiais podem participar de onde estiverem;
- Maior flexibilidade de tempo, caso não seja possível assistir online e ao vivo o vendedor pode assistir a gravação do evento em outro momento;
Mas,mesmo com todas essas vantagens, as palestras online devem ser bem estruturadas, principalmente no tema, ou podem ser um fracasso.
Saber como escolher o tema da sua palestra é essencial, assim como os pontos que não podem faltar na organização.
Como escolher os temas para palestras online em empresas.
O tema do treinamento é a primeira impressão que os colaboradores terão do evento e por isso deve ser atraente.
O tema deve trazer um conceito trabalhado de forma planejada para não só passar a mensagem desejada, mas também impulsionar o engajamento do time e cumprir os objetivos do negócio.
E justamente para te ajudar neste processo de escolha para temas de palestras em empresas, que preparei os pontos abaixo que vão te ajudar a refletir:
1 – Defina o objetivo do treinamento
Estabeleça qual é a mensagem que você quer passar aos colaboradores e qual a mensagem que você quer que eles se lembrem ao sair da palestra online.
8 Definir esta mensagem de forma clara é essencial para que o tema da palestra seja trabalhado de forma eficaz.
Pense em como você pode trabalhar este tema de maneira criativa e interativa.
2 – Menos é mais
Escolha um tema simples e direto, que evite problemas de entendimento! Invista em nomes curtos que expresse de forma clara a mensagem do seu treinamento e o objetivo da empresa.
Um tema simples, claramente comunicado, alinhado com a sua marca e com a finalidade da palestra online, informará aos participantes seu potencial e reforçará sua mensagem.
3 – Não esqueça dos valores e objetivos da empresa
Entenda a fundo a missão, visão e valores da empresa e escolha temas para palestras em empresas em que a mensagem do evento também possa refletir estes fatores, como honestidade, foco no cliente ou excelência, por exemplo.
Conecte isso com o objetivo da empresa. Qual a razão pela qual a empresa quer realizar a palestra? Quais os resultados esperados? Pense em maneiras criativas de integrar este pontos.
4 – garanta que o tema seja relevante para seus colaboradores
Identifique quem irá participar da palestra e por quê? Quantos anos eles têm? Qual é o perfil cultural da empresa? Os participantes são todos da mesma área ou haverá pessoas de diferentes partes do mundo?
Por exemplo, um evento corporativo de um banco é muito diferente de uma empresa de varejo.
Tente se colocar no lugar dos seus participantes e faça o melhor para atrair os interesses deles.
A partir daí, o desafio é encontrar uma maneira criativa de contar a mensagem que você definiu para este público. Este tema deve ser inteligente, inclusivo e atraente para ter uma alta taxa de participação do público.
5 – Conecte os pontos antes, durante e depois
Incorpore o tema nos convites, programas, e-mail marketing e comunicações relacionados com a palestra. Incorpore também
O tema aliado aos demais pontos do treinamento ajuda a unificar os objetivos e fornece foco para o evento. Considere também o tom das apresentações, conteúdo dos palestrantes, ativações, etc.
Agora que você já sabe os principais pontos para escolher temas para palestras em empresas, que tal falarmos sobre como este tema deve ser estruturado para que a capacitação seja efetiva na sua palestra online?
3 principais passos para organização de palestras online corporativa
Embora realizar uma palestra online seja mais simples que um evento presencial, alguns pontos devem ser organizados com cautela. Hoje, trago 3 pontos que considero cruciais nesse evento.
Hoje, trago 3 pontos que considero cruciais nesse evento:
1 – Escolha do Tema Relevante
Um dos primeiros passos na organização de palestras online corporativas é a escolha de um tema relevante.
Se certifique de que o assunto abordado esteja alinhado com os objetivos da empresa e seja de interesse do público-alvo. Isso garantirá a participação ativa dos colaboradores, promovendo engajamento e absorção eficaz do conteúdo apresentado.
2 – Seleção da Plataforma Adequada
A escolha da plataforma é fundamental para o sucesso da palestra online.
Avalie opções que ofereçam recursos interativos, facilidade de uso e suporte técnico eficiente. Considere aspectos como:
- capacidade de transmissão ao vivo,
- interação via chat e
- possibilidade de compartilhamento de materiais complementares.
Uma plataforma adequada contribuirá para uma experiência fluida e envolvente.
3 – Divulgação e Engajamento Prévio
A comunicação eficaz é essencial para atrair a participação ativa. Realize uma divulgação prévia, destacando os benefícios e objetivos da palestra. Incentive a interação antes do evento, como envio de perguntas antecipadas ou enquetes relacionadas ao tema.
Esse engajamento prévio não apenas aumentará a participação, mas também criará expectativas positivas em relação à palestra online corporativa.
Ao seguir esses três passos essenciais, você estará melhor preparado para organizar palestras online corporativas de sucesso, proporcionando uma experiência valiosa e impactante para sua equipe.
Agora que você sabe que as palestras online em 2024 irão ajudar seu time a crescer, falta apenas o essencial: o treinador. Pois, de nada adianta escolher o formato que mais se adequa à sua necessidade se o palestrante não atender suas expectativas.
Por isso, eu me apresento: eu sou Thiago Concer, o treinador de vendas mais contratado no Brasil por 4 anos consecutivos. Além disso, eu tenho mais de 20 anos de experiência na área de vendas e tenho certeza que posso te ajudar com um método dinâmico, que compartilha o conhecimento de maneira leve e eficaz. Na minha bagagem, conto com clientes como Michelin, Ortobom, Porto Seguro e Liquigás. Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo.