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Como criar um programa de indicação de clientes e usá-lo para vender mais

Fala monstro, fala monstra, tudo bem? Como estão as vendas na sua empresa? Hoje eu trouxe para vocês uma questão super importante: como criar um programa de indicação de clientes e usá-lo para vender mais!

Concordamos que a disputa por atingir o mercado é um dilema para todas as empresas, muitas investem inovando seus softwares, aplicando novas metodologias e ferramentas para ampliar as vendas.

Mas, você sabia que existem métodos muito mais fáceis e tradicionais que ajudam você a chegar no resultado desejado? Tudo isso sem ter gastos fora do orçamento e melhorando as suas metas.

Então veja o que separei para você, monstro e monstra, nesse conteúdo imperdível sobre programa de indicação de clientes.

O tradicional às vezes é uma excelente opção

O famoso boca a boca surgiu em meados dos anos 70, conhecido pelos estudiosos de marketing como WOMM (Word of Mouth Marketing), as indicações sempre foram uma forma orgânica e lucrativa de alcançar resultados a longo prazo.

Hoje, denominado Marketing de Indicação, essa metodologia vem sendo aplicada no mercado para atrair novos clientes e fidelizar ainda mais aqueles que estão presentes na sua carteira.

Para você entender melhor a efetividade dessa metodologia, não precisa pensar muito à frente, é só lembrar do último filme que assistiu, último livro que leu e até mesmo a sua banda nova favorita.

Muito provavelmente um desses três exemplos acima é fruto de indicações, e não diferente das sete artes, o mundo dos negócios funciona da mesma forma, só muda um pouco de nome, o famoso networking.

Porquê utilizar o programa de indicação de clientes

Eu só indico algo quando estou impressionado e satisfeito com o serviço oferecido, caso contrário, já digito o nome da empresa no Google e vejo se mais alguém passou pela mesma experiência que eu, para saber se foi algum erro de atendimento pontual e recorrente.

Afinal, todo negócio vive de altos e baixos e nem sempre seus clientes estão 100% satisfeitos, o que significa que será necessário sair da zona de conforto várias vezes para compreendê-lo, melhorar o relacionamento e encontrar estratégias para aumentar suas vendas.

Parte do programa de indicação de clientes conta com a ajuda do NPS. Então, o principal motivo para criar um programa de indicação de cliente é expandir e aumentar suas vendas e te garanto, monstro e monstra, que aplicar isso na minha vida profissional mudou minha trajetória e multiplicou as possibilidades para mim.

Já falei sobre isso em um vídeo com Rodrigo Noll, que você pode ver agora mesmo:

Está curioso para saber como finalmente criar um programa de indicação de clientes, veja a seguir!

Passo a passo: monte seu programa de indicação de clientes

Agora vou deixar de lado toda a explicação teórica sobre o programa de indicação de clientes e iniciar com você, na prática, portanto papel e caneta na mão e mãos à obra!

Passo 1: registre e organize seus clientes

Para que o programa de indicação dê certo, você precisa entender onde estão seus clientes e organizá-los para que a futura proposta seja assertiva e nenhum passe despercebido. 

Se você já tem uma forma de registrá-los, fica mais fácil de passar para o segundo passo.

Em caso negativo, o ideal é possuir uma planilha, ou um sistema que integre todos os dados necessários (como o CRM) para conseguir realizar a proposta ao mesmo e controlar futuras indicações.

Fiz uma lista abaixo das informações mais utilizadas para montagem do programa, veja só:

  • Nome;
  • Telefone principal;
  • Telefone secundário;
  • E-mail;
  • Região/Polo;
  • Tipo de Cliente (PF ou PJ).

Depois de realizar o cadastro conforme lista acima, lembrando que vale adaptá-la a sua necessidade, é necessário confirmar os dados e até mesmo solicitar aqueles que estão em falta.

Para conseguir fazer isso de uma forma simples e sem “desgastar” seu cliente, dê uma bonificação ao mesmo, ou anuncie a oferta de indicação (após concluída). 

Um dos exemplos de premiação que mais vejo nas empresas é a oportunidade de participar de um sorteio ou até mesmo proporcionar descontos exclusivos, ambas as formas complementam e fortalecem ainda mais a divulgação de seu negócio.

Passo 2: defina as regras e recompensas

Agora é hora de planejar quais serão as regras de funcionamento do programa de indicação de clientes. Lembre-se de deixá-las bem claras e objetivas, proporcionando notórias vantagens para o cliente, mas nada de propaganda enganosa! 

Um exemplo prático desse programa é bem utilizado pelas blogueiras e famosos do Instagram, o cupom de desconto. 

Assim como eles, você pode oferecer ao cliente possibilidades de ter um cupom de desconto único, e sempre que utilizado por uma indicação, ele acumula pontos e pode trocar por produtos ou até mesmo descontos maiores em sua próxima aquisição.

Também há o programa de acumular pontos na indicação de clientes, mas lembre-se que toda metodologia aplicada precisa ter as informações de forma clara, como: 

  • Validade;
  • Forma de utilização;
  • Quais serão os prêmios adquiridos.

Passo 3: crie uma identidade e comece agora mesmo

Por fim, a cereja do bolo: criar uma identidade visual para o seu programa de indicação de clientes.

Aqui, podemos criar do zero algo novo, intuitivo e que complemente os gostos do seu cliente. Mas não se preocupe em ser complexo, na verdade, quanto mais direto e simples for, melhor.

Portanto, preze na eficiência da comunicação e no reconhecimento da marca, podendo assim divulgá-lo em toda e qualquer plataforma atraindo olhares curiosos e por fim, a tão sonhada fidelização.

E não vá pensando que o trabalho acaba por aí: você deve fazer um belo pós-venda e continuar interagindo com o seu consumidor, a constância desses fatores que lhe trará melhores resultados.

Agora você é um expert em programa de indicação de clientes

Hoje aprendemos mais sobre a importância das indicações e que o famoso boca a boca ainda funciona e só mudou o nome, quem diria não é mesmo?

E sabemos como é bom inovar e ficar a par das novidades, porém há exceções em que o tradicional se sobressai e dá certo. Principalmente unir isso com novas estratégias do mercado. Afinal, vamos ser sinceros: é necessário estar preparado para qualquer tipo de venda.

E como fazer isso?

Eu posso oferecer um treinamento especializado e personalizado de acordo com as necessidades da sua equipe comercial. Nós podemos trabalhar juntos, entre em contato e saiba mais.

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