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Como dar más notícias para a equipe? O que não fazer neste momento? Veja 5 dicas!

Fala monstro, fala monstra! Como vai? O conteúdo de hoje é um pouco delicado, mas como todo bom líder, você precisa se preparar para tudo, isso inclui entender como dar más notícias para a sua equipe de vendas.

Mas fique tranquilo, por mais que pareça uma tarefa impossível, o assunto exige apenas paciência e experiência. E não se desanime, afinal, quanto mais próximos chegamos ao sucesso, mais difícil é a estrada até lá.

Imagine que você quer encontrar algo em sua casa, sai procurando nas gavetas, armários, mesinhas e prateleiras. Por mais que você considere um erro cada lugar que procurou e não encontrou, esse é o fator que te leva para mais perto do objeto perdido.

Ou seja, quanto mais você erra, ou lida com conflitos, mais perto de seu objetivo você está! Então, rumo ao seu sucesso, apresentarei algumas dicas sobre como dar más notícias a equipe de vendas para que você não tenha que lidar com isso sozinho. Vamos lá?

Como ser o portador de uma notícia ruim?

Se você é gestor sabe que riscos são imprevisíveis e tendem a acompanhar o dia a dia de qualquer empresa. Por mais que existam profissionais extremamente capacitados, uma boa liderança e planos de ações, os contratempos acontecem.

Mas como lidar com isso de forma saudável e não preocupar a equipe? 

Um dos principais destaques para um ótimo líder é ser um bom profissional diante de uma conjuntura difícil, saber lidar com conflitos, encará-los e se dispor a solucioná-los.

Sejam erros internos, problemas naturais, contratempos e até mesmo mudanças repentinas no cenário empresarial, é preciso ter inteligência emocional e estar preparado para qualquer situação. 

E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui hoje: como dar más notícias aos seus colaboradores.

Lembre-se de que o melhor caminho não é optar pela frieza ou distanciamento emocional. Na verdade, o equilíbrio entre a razão e a emoção deve existir nessa tomada de decisão, afinal, quando lidamos com pessoas temos que saber como e quando falar.

O primeiro passo para dar uma má notícia é rever a situação e manter a postura de liderança. Isso porque o que deixa um time preocupado e em colapso é não ter apoio durante um momento de tensão.

Portanto, deixe claro que você, enquanto líder, estará lá para apoiar os colaboradores da sua equipe e tirar as dúvidas necessárias. Proponha sugestões e ouça o que eles têm a dizer, sempre com firmeza, mas não esqueça de ser complacente.

Confira também: Liderança em vendas: como ser um líder de sucesso

5 ações que todo gestor precisa ter na hora de dar uma má notícia

Entendo o quanto é complicado não atingir as expectativas de nossos superiores e até mesmo de nossos clientes. Afinal, uma das maiores preocupações de um gestor de vendas é ser capaz de entregar exatamente o que o consumidor precisa, dentro do ideal que a empresa propõe.

E no ramo de vendas lidamos com diversos conflitos diariamente, como: cumprir prazos, manter a comunicação contínua, ter jogo de cintura, quebrar objeções, demonstrar o valor do produto e ainda manter a equipe motivada e em sincronia.

Caso quaisquer desses exemplos acima fujam do controle, as chances de portar uma má notícia é grande, mas ainda sim há formas de se preparar para isso. 

Por isso, separei algumas dicas exclusivas caso você não saiba como dar o primeiro passo, para aprender a lidar melhor com situações negativas e tornar esse momento uma oportunidade de aprendizado. Confira as 5 ações que todo gestor de sucesso precisa ter em cenários de conflito.

1. Prepare o ambiente

Eu não sei qual é a má notícia, mas essa é uma ação coringa para qualquer conflito, e basta considerar duas coisas para preparar o ambiente: privacidade e conforto

Opte por um ambiente neutro, onde não haja distrações e que não ocorra interrupções. Ou seja, procure ter uma comunicação sem pausas externas, mas que também seja confortável para que o colaborador ou o time consigam se expressar tranquilamente.

Vale ressaltar que em caso de ser uma notícia delicada, mas que toda a equipe precise saber, avise-os com antecedência e peça para que bloqueiem um horário na agenda, sem marcar outros compromissos.

Caso envolva terceiros, um cliente ou um diretor, por exemplo, opte por conversar com a equipe primeiro e logo após marque uma reunião com todos. Faça o mesmo caso a notícia seja para um colaborador específico, mas que também compreenda outras pessoas.

2. Planeje o que vai ser dito

Seja uma notícia já esperada ou um imprevisto, é necessário planejar cada palavra e tópico que será abordado. Digo isso para que a conversa tenha uma finalidade e não gere mais conflitos ou confusões.

Portanto, é preciso traçar o objetivo da conversa. Caso o problema levantado exija um plano de ação, peça sugestões, estabeleça um prazo para resolução do problema e siga com o planejamento do início ao fim.

3. Justifique as decisões

Após decidir o ambiente e planejar o que será dito, ao realizar a reunião é necessário justificar com brevidade e clareza os motivos que te levaram até ali. Caso seja uma decisão de um superior ou particular sua, explique-se e deixe claro que é a melhor opção para todos.

Como disse anteriormente, os colaboradores temem a falta de suporte e segurança. Por isso, demonstre suas intenções de forma objetiva e se os próximos passos e ações dependerem deles ou de terceiros, mantenha-os informados até a resolução do problema. 

4. Responda as perguntas honestamente

Voltando ao primeiro tópico, um local neutro e tempo estabelecido é crucial para que a conversa siga por um bom caminho. Mas é natural que sua equipe tenha dúvidas e, por isso, reservar um tempo para respondê-las é fundamental.

Afinal, como dar más notícias e não esperar perguntas? Esteja preparado para os mais variados questionamentos e se não souber a resposta, não tema! 

Afirme com segurança que é um bom questionamento e irá, logo após o término da reunião, se certificar de que ela seja respondida pessoalmente. Além disso, lembre-se de ter transparência, uma vez que a honestidade reflete muito em como as pessoas recebem a notícia.

5. Seja empático

Independentemente da notícia que você será o portador, seja ela demissão, desistência de um cliente, mudança de planos e até mesmo uma decisão do dono da empresa, demonstre empatia e mostre-se disposto a ouvir e aconselhar.

Às vezes, por mais que a solução esteja longe ou que o problema seja complexo, deixe as portas abertas e mantenha na conversa os pontos fortes até ali, benefícios adquiridos, lições aprendidas e tudo que foi construído.

Assim, com certeza ficará mais fácil para outra parte lidar com o problema com mais clareza e pensar em novas soluções sem desgastes ou emoções indesejadas.

O que não fazer ao dar notícias ruins?

Bom, agora que você sabe como dar más notícias para a equipe de vendas, é hora de excluir demais ações que possam comprometer esse momento.

Portanto, evite delegar a outros funcionários ou terceirizar a responsabilidade, tome-a como sua e só pare quando o problema estiver resolvido.

Além disso, evite ser indiferente ao assunto, mesmo que não seja algo que te afete pessoalmente. Afinal, você é gestor e tudo que influencia sua empresa ou equipe diz respeito a você também.

Por fim, por mais que tenha uma solução e esteja tudo sob controle, notifique-os e ouça o que seu time tem para dizer, tenha inteligência emocional, pense no sentimento alheio e busque a máxima transparência em tudo que fizer. 

Os desafios do bom líder

Não basta saber como dar más notícias para a equipe se você não estiver preparado para ser um bom gestor, mantendo o espírito de liderança e a postura que seu time precisa ver para ter mais tranquilidade.

Mas, agora, podemos parar de falar de notícias ruins e partir para as boas: tenho um convite especial para gestores que, como você, entendem que dá para melhorar o desempenho e resultado das vendas e sempre procura aprimorar suas ferramentas.

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