Fala meu querido, minha querida! Tudo bem por aí? Não é de hoje que trago conteúdos para te tornar um líder em vendas, mas para isso é necessário renunciar processos antigos e ultrapassados para utilizar das mais variadas técnicas do mercado para se destacar.

Hoje o assunto não é diferente. Sabemos que um bom vendedor se destaca por três forças: persuasão, liderança e foco. Então, nada mais justo que pensar em formas de aprimorar o sucesso do seu vendedor, certo?

Portanto, se você quer ser bem-sucedido em liderança em vendas, acompanhe no conteúdo desta semana como ser um líder de sucesso com minhas 5 dicas.

O que é liderança em vendas? 

Sabemos que um bom gestor é aquele que, além de possuir uma bagagem diferente, tende a atribuir sua experiência e conhecimento por onde passa. Quando falamos de liderança em vendas, isso não é diferente.

Um expert em liderança em vendas é quem inspira a equipe a ir em frente e buscar os melhores resultados, que não só exerce o poder de fala, mas também pratica e coloca as mãos na massa quando necessário.

Além de motivar e se prontificar, também é responsável pela identificação de conflitos e gerenciamento de novas metas e planos de ação, para alavancar o desempenho da equipe e melhorar a sintonia dela com a proposta da empresa.

E como dizia Abraham Lincoln: “A maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns”.

Com isso, aprendemos que liderança em vendas é mais que se destacar e tornar-se o melhor, mas também é refletir isso nas pessoas ao seu redor. E digo mais, um bom líder é mais considerado pelos resultados e atitudes de sua equipe do que por suas ações individuais.

Entenda a importância da liderança em vendas

Como vimos, a liderança de vendas extrai o melhor de você e o mesmo se aplica à sua equipe, já que os resultados tendem a ser mais prósperos uma vez que o ambiente e os vendedores entrem em sintonia.

E sabemos que vendedor feliz é vendedor com suas metas batidas, certo?

Por isso, muitos optam por fazer um treinamento de liderança, crucial para você que quer melhorar o desempenho de sua equipe e os resultados das vendas no final do mês.

Então, listei algumas vantagens de realizar um treinamento de liderança e se destacar no mercado de vendas, veja só: 

  • Motivação: promover motivação e melhorar o desempenho individual e do coletivo;
  • União e sintonia: padronizar a abordagem da equipe e proporcionar uma equipe em harmonia;
  • Metas crescentes: é mais fácil alcançar  resultados escaláveis a longo prazo, tornando possível o aumento de metas;
  • Produtividade da equipe;
  • Customer success: a melhora na experiência do cliente proporciona fidelidade e futuras indicações;
  • Valorização da marca e produto ou serviço: é possível atribuir ainda mais valor ao que a empresa vende.

Leia também: 5 livros para líderes de sucesso

5 dicas para ser um expert em liderança em vendas

Pronto, agora vou deixar de lado toda a parte teórica sobre liderança e treinamento para te ajudar, na prática, com 5 dicas imperdíveis para aplicar no seu dia a dia e ser um bom líder. Veja só!

1. Conheça bem a sua equipe

O primeiro passo até parece simples, mas precisamos olhar mais atentamente e entender que sim, por mais que a equipe corra para um objetivo em comum, cada vendedor possui uma maturidade e planos individuais diferentes.

Por isso, é necessário entender se o coletivo possui o mesmo objetivo quando atrelado a sua empresa e quais são os planos de cada um ali.

Assim, além de compreender como distribuir as demandas, fica mais fácil visualizar a compatibilidade dos colaboradores com a empresa e destinar a abordagem correta para cada um, melhorando o desempenho e proporcionando o crescimento da equipe.

Falo um pouco mais sobre isso neste vídeo:

2. Motive seu time

Como você espera resultados de uma equipe que não é motivada ou desafiada? É a mesma coisa que desejar ganhar na loteria sem apostar, você não toma a ação necessária para obter o sucesso. 

Mas diferente da loteria, sendo um jogo de azar extremamente concorrido, apostar em seu time com toda certeza é a melhor escolha a se fazer quando pensamos na liderança em vendas.

Por isso, incentive-os mudando as metas, propondo atividades para descontração, dando feedbacks e até mesmo criando planos de carreira.

3. Saiba ouvir

Um bom líder sabe ouvir e filtrar o que escuta. Muitas vezes, a equipe está enfrentando um problema que você pode ajudar, ou possuem conflitos internos que quando externalizados a um líder, ficam mais simples.

Então, separe um horário em sua agenda, seja uma reunião quinzenal ou mensalmente, para falar com os vendedores, entender o que está acontecendo, além de dar sugestões e mentorias.

Também é um ótimo momento para ouvir insights e possibilidades de melhorias, afinal muito se pode extrair de uma conversa franca e direta com sua equipe.

4. Entenda a importância do feedback

O feedback é o momento chave para aperfeiçoar o comportamento da equipe, ou de um vendedor específico, além de trazer para mais perto aqueles que não estão alinhados aos princípios e metas da empresa.

Portanto, sempre posicione a equipe, seja para elogiar ou ressaltar algum desfalque. Assim, é possível contornar possíveis erros e proporcionar um diálogo mais aberto para críticas construtivas e sugestões.

Já ouviu falar sobre o feedback sanduíche? É uma boa estratégia para desempenhar o seu papel de líder em vendas.

5. Estabeleça metas realistas

Por mais que a empresa deseje vender todo estoque, é necessário ser realista e colocar os pés no chão, afinal, não há o que desmotive mais do que metas inalcançáveis.

Muitos vendedores acabam frustrados antes mesmo de começar a venda, pois já estabelecem como empecilho uma meta difícil e quase impossível de ser conquistada.

Para estabelecer metas realistas, basta realizar um comparativo com os meses anteriores e exigir sempre uma porcentagem palpável. Construa um plano de metas, condicione-as a premiações maiores quanto mais alcançadas e verá a diferença.

Você não concorda que é muito melhor possuir uma meta realista e possibilidades de a sobrepor, sendo recompensado na medida em que se supera?

Seja o líder que sua equipe precisa!

Você pode acompanhar nossas 5 dicas imperdíveis para ser um expert em liderança em vendas, está esperando o que para começar a praticá-las? Agora você está preparado para mudar sua equipe e melhorar suas vendas através da boa comunicação com seu time.

Mas, lembre-se que tudo depende de um bom convívio com a equipe, conhecendo as particularidades dos profissionais e compreendendo também o plano de carreira de cada um. 

Para isso, é sempre bom manter-se atualizado e fazer um bom treinamento de liderança, como o Sales Clube, diferente de tudo que você já viu – é a maior imersão de gestão comercial do Brasil!

Com quatro mentores e convidados especiais, serão ministradas palestras e treinamentos práticos, voltados para suprir as principais dores dos gerentes comerciais brasileiros.

Faça parte desse clube e torne-se um melhor líder para seus vendedores!

============ TUDO SOBRE A OSV =============

🎥 Inscreva-se no canal 

💻 Acesse o site

📲 Entre para o grupo do Telegram

📸 Siga o perfil no Instagram

📝 Leia todos os blogs 

🎧 Ouça o podcast

=========== PRODUTOS ============

📚 Leia o meu livro – Vendas Não Ocorrem Por Acaso

📌 Curso completo para vendedores – Clube OSV 

🎯 Para gestores comerciais – Sales Clube