Se a sua equipe está precisando de uma boa dose de energia e motivação para sair da mesmice, este post sobre temas de treinamento de vendas vai cair como uma luva para você. Isso porque eu sei como a rotina repetitiva de vendedor pode influenciar negativamente no trabalho, caro amigo. Consequentemente, sua empresa presencia um aumento na objeção de clientes e uma baixa no volume de vendas.

E você, como um bom gestor que busca sempre investir no desenvolvimento do seu time, sabe que a atualização dos vendedores é importantíssima para o crescimento da sua empresa. No entanto, pagar um treinador para que ele resolva os problemas do departamento comercial, como num passe de mágica, não é a solução. 

Portanto, é preciso planejamento e organização para que a formação atinja a meta desejada. Sendo assim, confira os diferentes temas para treinamento de vendas que separei para você e descubra como eles podem responder expectativas específicas.  

Temas para treinamento de vendas 

Cansado de ver sua equipe com dificuldades para bater as metas ou assistir de braços cruzados a concorrência utilizar novas técnicas de vendas que o seu time não conhece? Então, aposte em um ou mais temas para treinamento de vendas que correspondem à uma necessidade real da sua equipe. 

Uma vez que o treinamento pode aperfeiçoar estratégias de vendas, apresentar novas técnicas, estruturar processos e preparar a equipe para uma campanha específica. Além disso, certos temas de treinamento de vendas atuam como excelentes ferramentas de motivação e engajamento entre os vendedores. Pois, ao promover um treinamento, você mostra que acredita no potencial do seu time e está investindo no desenvolvimento de cada um. 

Com isso, você conquista uma equipe engajada e comprometida com o progresso dos negócios. Sem falar que o conhecimento compartilhado durante a atividade pode servir como inspiração para os vendedores explorarem suas habilidades. Para te ajudar nessa missão, vou te apresentar 8 temas para treinamento de vendas que você pode promover na sua empresa, hoje mesmo. 

A minha intenção aqui é abranger o máximo possível as diferentes dificuldades que sua equipe possa enfrentar, no dia-a-dia. Por isso, é importante conhecer os temas de treinamentos de vendas que prometem solucionar as dores do seu time de campeões. 

1. Técnicas 

Conhecer as novas técnicas de vendas é muito importante para que um profissional de vendas estabeleça não só uma relação de fidelidade com o cliente, mas também realmente entender as necessidades dele rumo ao fechamento da venda

Como o mercado está em constante evolução, não basta estudar as estratégias do caderno de vendedores distribuído no primeiro dia de integração, na empresa. É preciso dominar as técnicas de persuasão e negociação para garantir uma venda, sem erros. 

Aliás, confira no vídeos abaixos as minhas 7 técnicas de vendas infalíveis que testei e uso quando o cliente fala “vou ver com meu sócio”:

2. Apresentação

Para sua equipe realizar uma apresentação de produto ou serviço, de maneira atrativa, o elevator pitch (do inglês “discurso de elevador”) é o tema para treinamento de vendas perfeito. Isso porque ele aborda os potenciais do seu produto em uma apresentação criativa que dura poucos minutos. 

A ideia aqui é praticar o poder de concisão, desenvoltura e jogo de cintura do seu time ao realizar um role playing de vendedores apresentando o produto ao cliente. Porém, eles terão apenas alguns segundos para fazê-lo – o tempo de uma viagem de elevador. 

3. Storytelling

O storytelling com foco em fechamento é importante para que o seu time aprenda a estruturar a apresentação de vendas. Além de utilizar o suporte de ferramentas multimídias, o vendedor pode atrair a atenção do lead com a técnica do storytelling.  

Dessa maneira, o vendedor conduz o raciocínio do prospect para a direção que o vendedor deseja. Ou seja, com a apresentação de um caso, o vendedor mostra como seu produto pode solucionar a dor do futuro cliente. 

4. SPIN Selling

Outra maneira de prospectar clientes de forma muito eficaz é através do SPIN Selling, um método criado por Neil Rackham em 1988. De acordo com ele, para descobrir as dores do seu clientes e valorizar o seu produto como a solução, o vendedor deve seguir o seguinte caminho:

  • Situação: entenda a situação atual do prospect; 
  • Problema: conheça os problemas enfrentados na situação que foi mapeada;
  • Implicação: faça com que o cliente veja os  impactos negativos dos problemas identificados; 
  • Necessidade: apresenta a importância do seu produto como solução dos problemas do cliente. 

Achou interessante este tema para treinamento de vendas? Então, assista o vídeo abaixo sobre o quadrante da prospecção:

5. Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são como atalhos que o nosso cérebro faz para fazer uma escolha rápida e nos poupar tempo. Com eles, o vendedor estimula o cliente a fazer uma escolha assertiva, ajudando a fechar uma negociação

Ou seja, com os gatilhos mentais em vendas, você orienta o cliente a tomar decisões rápidas e positivas. Como resultado, o vendedor não perde tempo com argumentações desnecessárias que acarretam em objeções em vendas

6. Objeções

Já que estamos falando de objeções, aposte neste tema para treinamentos de vendas para preparar seu time de campeões contornar as situações mais frequentes. Isso porque, diariamente, os vendedores precisam lidar com as frustrações de uma objeção de venda. 

Como eu sei que esse é um dos maiores medos dos vendedores, preparei um vídeo com dicas para lidar com objeções:

7. Relacionamento

De nada adianta treinar sua equipe para atrair e conquistar novos prospects se a sua empresa não estabelecer um canal de relacionamento com seus clientes. Isso porque eles só permanecerão na sua empresa se eles perceberem que não representam apenas mais um número numa planilha de metas

Que tal apostar no treinamento de customer success? Com isso, sua equipe contará com colaboradores dedicados à satisfação e à retenção do cliente. Além disso, eles anteciparão as dificuldades e oferecerão soluções para o crescimento da taxa de fidelidade

8. Comunicação

O última tema para treinamento de vendas que eu sugiro é o alinhamento da comunicação. Afinal, mais do que um canal para compartilhar informações, a comunicação estreita os laços entre todos os funcionários da sua empresa. 

Como transmitir a mesma mensagem para públicos diferentes? Esse pode ser o desafio que norteará o treinamento da sua equipe, no qual, os vendedores precisam comunicar de forma precisa e clara.

Temas para treinamento de vendas

Todos os 8 temas para treinamento de vendas trazem um valor específico para o seu time de campeões. No entanto, você precisa prestar atenção no principal: o treinador. Pois, de nada adianta escolher o tema que mais se adequa à necessidade da sua empresa se o formador não atender suas expectativas. 

Por isso, eu me apresento: eu sou Thiago Concer, o treinador de vendas mais contratado no Brasil por 4 anos consecutivos. Além disso, eu tenho mais de 20 anos de experiência na área de vendas e tenho certeza que posso te ajudar com um método dinâmico, que compartilha o conhecimento de maneira leve e eficaz. Na minha bagagem, conto com clientes como Michelin, Ortobom, Porto Seguro e Liquigás.

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

Além disso, acompanhe as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.