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Ideias Inovadoras: 7 Premiações para Vendedores e 4 Campanhas Motivacionais para Alcançar Metas em Equipe de Vendas

Você sente que seus vendedores estão desanimados, caro gestor? Ficam olhando no relógio todo tempo esperando a hora de ir para casa? Perderam aquele brilho nos olhos e o tesão para bater metas?

Tenho uma péssima notícia para te dar: em breve, a sua empresa sentirá no bolso a consequência dessa desmotivação! Mas não se preocupe que eu tenho a solução: campanha para motivar equipe de vendas.

Mas, eu não estou falando de comissões e prêmios, que são itens presentes na política da empresa. Além disso, eles fazem parte do pacote de recompensas esperado pelo vendedor ao cumprir com a sua missão. Sendo assim, não trazem o diferencial da motivação para o trabalho da sua equipe.

Para te ajudar a encontrar maneiras de incentivar seus vendedores, eu vou te apresentar diferentes campanhas para motivar equipe de vendas e como aplicá-las na sua empresa.

Dose extra de energia: Melhores campanhas para motivar a equipe de vendas

A campanha para motivar a equipe de vendas é o incentivo que seu time precisa para alcançar todos os resultados do plano de metas. Sem investir muito dinheiro, você pode promover ações criativas que buscam atingir um objetivo específico, de acordo com a necessidade da empresa.

Muitos gestores pensam que a única finalidade da campanha seja aumentar as vendas, mas também pode ser um objetivo operacional ou, até mesmo, relacional.

Para subir ao topo, se destacar no mercado e bater a concorrência, a sua empresa deve realizar uma campanha para motivar equipe de vendas pensando nos seguintes objetivos:

  • Melhorar o pós-venda;
  • Diminuir as objeções;
  • Retomar clientes desligados;
  • Bater as metas gerais do período;
  • Aumentar as vendas de um produto específico;
  • Aumentar as vendas em determinada região;
  • E aumentar as vendas nos canais digitais, entre outros.

Essas razões podem estar atreladas a uma data específica como Natal ou Dia das Mães, época em que a promoção de campanhas internas de incentivo de vendas é habitual. Sendo assim, seja qual for a urgência da sua empresa, saiba que a motivação é a chave-mestra que abre as portas para a realização do seu objetivo.

Falando nisso, você sabe quais são as 3 ferramentas essenciais para motivar equipes de vendas? Assista o vídeo abaixo que eu mostro para você:

4 ideias de campanha para motivar equipe de vendas

Para promover uma campanha para motivar equipe de vendas que traga o resultado esperado, é fundamental realizar um planejamento estratégico com itens importantes como:

  1. Objetivo da campanha;
  2. Indicadores de sucesso da campanha;
  3. Investimento necessário;
  4. Período a ser executada;
  5. Departamentos e pessoas envolvidas;
  6. Prêmios e recompensas a serem entregues.

Com essas informações em mente, confira as ideias criativas e eficientes para organizar uma campanha para motivar a equipe de vendas, ainda hoje, na sua empresa.

1. Campanha surpresa

Como eu já falei aqui, seus vendedores já estão acostumados com as comissões e premiações em época de vendas sazonais. Porém, esses mecanismos não são suficientes para incentivar seu time em momentos de baixa produtividade.

Por isso, promova uma campanha para motivar a equipe de vendas surpresa com o objetivo de atingir a meta do dia. Para isso, ao chegar no trabalho pela manhã, comente sobre um filme excelente que acabou de sair em cartaz. Descreva-o aos mínimos detalhes, no final, fala que o vendedor que bater a meta do dia vai ganhar dois ingressos para assistir o filme.

Como recompensa, você também pode oferecer um jantar a dois em um restaurante bom, ingressos para teatro, shows ou jogo de futebol. São prêmios que incentivará seu time a reagir no mesmo instante. Além disso, com a campanha surpresa, a sua empresa não precisa investir muito no planejamento e nem na premiação.

2. Troca de prêmios

Para realizar a campanha de troca de prêmios, é preciso definir um período longo como de duas a quatro semanas e, ao menos, 5 metas individuais e 5 recompensas. Mas atenção: cada recompensa não está atrelada a uma meta específica.

O vendedor que bater uma meta primeiro tem o direito de escolher o seu prêmio. O segundo vendedor que atingir o objetivo, pode selecionar o prêmio que quiser, inclusive aquele de quem bateu primeiro, que terá que optar por outra recompensa.

Se o vendedor que bateu a meta em primeiro bater outra, ele tem novamente o direito de escolher a recompensa. Então, ele ficará com dois prêmios. E assim por diante. Assim, até o término da campanha, os vendedores estarão estimulados a atingir metas, inclusive aqueles que já cumpriram algum dos objetivos estabelecidos.

3. Sorteio

A ideia de sorteio para uma campanha para motivar equipe de vendas é muito simples! Para isso, defina uma meta de vendas individual, ou seja, o vendedor deverá vender um determinado valor. Cada vez que alguém do seu time atingir a meta, ele ganha um ticket para participar do sorteio.

Sendo assim, quem vender mais, vai ter mais tickets, ou seja, mais chances de ganhar o prêmio. Porém, aqueles vendedores que são mais vagarosos para concluir o objetivo não serão desmotivados ao verem os vendedores estrelas batendo metas. Pois, tem o fator “sorte” incluído na campanha através do sorteio.

4. Juntos venceremos

Essa campanha para motivar a equipe de vendas é excelente para estreitar os laços entre os membros do seu time e resolver questões de relacionamento interno. Para a sua realização, é importante estipular uma meta grande em um prazo longo, como um trimestre. Além disso, vai ser preciso investir no prêmio também, pois ele será coletivo.

Ou seja, o prêmio será dado a todos os vendedores da sua equipe. Então, imagine um final de semana em um charmoso hotel fazenda ou resort. Como o prêmio é coletivo, para ganhá-lo, todos precisam bater a meta estipulada. Se um vendedor não alcançá-la, ninguém ganha.

Por isso, todos os vendedores se ajudarão e se motivarão para concluir a missão. No final, você conquistará uma equipe unida e comprometida com o trabalho.

Com as minhas 4 ideias de campanha para motivar equipe de vendas, eu te garanto que o seu time contará com a dose de energia que eles precisavam para atingir todas as metas. No entanto, existem diversas outras ferramentas para incentivar seus vendedores.

Mas, além das campanhas motivacionais, outra forma de motivar os vendedores são as premiações.

7 premiações para motivar o colaborador

Você já aprendeu como usar campanhas para premiar os colaboradores, mas que existem formas melhores de fazer isso do que usar as comissões de vendas como única maneira de motivar sua equipe?

Eu te mostrarei 7 ótimas ideias de premiações para vendedores que serão verdadeiros motores para a busca de resultados e metas batidas.

As ideias de premiações para vendedores chegam como um bom (e criativo) recurso de valorização do desempenho da sua equipe. Aliás, aqui eu vou falar sobre premiar o vendedor de maneira individual, mas também o trabalho em equipe.

Ideias de premiações para vendedores: Porquê?

Eu sempre destaco a importância das campanhas de premiação para se criar um ambiente motivacional para o reconhecimento pela performance do seu vendedor. Pois, não adianta apenas exigir resultados da sua equipe se você não souber enxergar seus esforços, meu amigo.

Mas eu te garanto que com as minhas ideias de premiações para vendedores, você contará com um time de campeões prontos para fechar negócios.

Existem diversas maneiras de premiar um vendedor, no entanto, se a premiação não tiver um objetivo certo, ela perde o seu sentido de reconhecimento.

Aliás, de acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, 58% dos sistemas de premiação para vendedores não funcionam como ferramenta de motivação e aprimoramento de performance.

Isso acontece porque, muitas vezes, o gestor pensa em sugestões de premiação para o vendedor com a mente no que ele fez no passado, sem incentivar comportamentos futuros. Entretanto, deve-se pensar na premiação como uma promoção da produtividade durante todos os processos de vendas.

Para isso, sugiro que realize reuniões semanais para analisarem o desempenho de cada um e estipular o objetivo de cada prêmio:

  • Promover a competição saudável;
  • Reconhecer a boa performance individual;
  • Atingir a meta mensal num período fraco;
  • Motivar a equipe em geral;
  • Premiar as atuações que se destacam.

Com as reuniões mensais, você deixa visível os objetivos traçados e as tarefas a serem executadas para seus vendedores. Dessa maneira, o significado do prêmio ganha o valor desejado.

Ideias de premiações para vendedores: Como?

Antigamente, as empresas usavam a pirâmide das necessidades de Maslow como parâmetro da motivação dos funcionários. De acordo com esse princípio, o vendedor só é motivado se ele tiver suas necessidades mais básicas (fome e segurança) satisfeitas. Por isso, as empresas ofereciam as condições mínimas de trabalho para o vendedor se sentir seguro para buscar reconhecimento e autorrealização.

No entanto, um artigo da Harvard Business Review apresentou uma nova estratégia de premiação para vendedores, baseada no perfil individual de cada funcionário.

  1. Laggards: devagares
  2. Core performers: medianos
  3. Stars: estrelas

Eu chamo a atenção para o caso de que os vendedores “devagares” e os “estrelas” estão no mesmo patamar de volume de vendas, já os vendedores “medianos” representam a maioria de uma força de vendas.

Dessa maneira, não adianta querer premiar apenas as estrelas, já que os medianos são responsáveis por um grande volume de vendas.

Ao focar nos mais lentos, considere que eles também precisam de motivação para aumentar a produção. Por isso, eu te digo que é preciso refletir em ideias de premiações para vendedores segundo o perfil de cada um.

1 – Prêmios para vendedores devagares

Os vendedores devagares são aqueles que não se esforçam, mas quando chega o fim do mês, se desesperam para bater a meta. Sendo assim, eles têm muita dificuldade de bater metas grandes como anuais, semestrais ou, até mesmo, trimestrais.

Dessa maneira, a sugestão é estipular pequenas metas como mensais para incentivar sua performance. Além disso, a produtividade da equipe pode atuar como uma pressão positiva para motivar a produtividade dos vendedores “devagares”.

2 – Prêmios para vendedores medianos

Esses vendedores representam grande parte das vendas da sua empresa. Eles podem seguir a lógica de prêmios por metas em cascata: alcançam a primeira etapa com facilidade, atingem a segunda com esforço e se motivam para a fase final. Normalmente, apenas as estrelas conseguem chegar ao último nível.

Eu recomendo as ideias de premiação para vendedores mais secundárias, mas muito atrativas, como forma de incentivo para os vendedores medianos. No entanto, tenha cuidado para deixar definido a diferença entre a premiação dos medianos e dos estrelas.

3 – Prêmios para vendedores estrelas

No caso dos vendedores estrelas, esqueça as comissões. Conforme mencionado, os vendedores estão habituados a trabalhar com comissões como parte de suas rotinas diárias. No entanto, acredito que possa ser vantajoso, possivelmente, incrementar a comissão caso o vendedor atinja uma meta extraordinária.

Além disso, a empresa terá que investir um pouco mais para satisfazer a necessidade de reconhecimento do vendedor estrela.

Por isso, ideias de premiação para vendedores como experiências únicas são excelentes para que esse funcionário continue motivado para produzir cada vez mais. 

Assim, propostas de reconhecimento para os vendedores, como vivências exclusivas, são ótimas para manter o colaborador motivado a aumentar sua produtividade.

Sugestões de prêmios

Como você pode ver até aqui, existem diferentes maneiras de reconhecer os esforços do seu vendedor e motivar ainda mais o crescimento.

Apesar de parecer um investimento caro, você precisa entender que, na verdade, pensar em ideias de premiação para vendedores é uma excelente gestão financeira para aumentar o lucro da sua empresa.

Com isso em mente, abaixo dou algumas dicas de prêmios que vai dar o empurrãozinho que seu time de vendas precisa para bater todas as metas.

1 – Prêmios físicos

  • Vale presente de uma loja “queridinha”, em valor alto;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Garrafas de vinhos ou champanhe;
  • Perfumes, relógios, bolsas de marca.

2 – Experiências

  • Viagens com acompanhante;
  • Passeios de helicóptero ou barco;
  • Salto de paraquedas,
  • Um período de cinema grátis
  • Jantar com acompanhante em restaurante gastronômico;
  • Passeios turísticos.

3 – Formação profissional

  • Treinamentos exclusivos;
  • Participação em convenções e eventos;
  • Inscrição em curso profissional;
  • Bolsa de estudos.

4 – Comunitário

  • Doação em uma organização filantrópica;
  • Atividade voluntárias em uma associação;
  • Uma ação social em espaço público.

Com essas ideias de premiação para vendedores, eu garanto que você criará o ambiente de motivação que sua equipe precisa para fechar vendas. Sem falar que todo mundo gosta de uma competição saudável, não é mesmo, querido gestor?

Quer saber mais? Eu, Thiago Concer, o palestrante de vendas mais contratado do país, por 4 anos consecutivos, posso te ajudar com um treinamento específico para a sua empresa.

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