Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Motivação e Produtividade de equipe: Inspire, Desenvolva e Integre sua Equipe de Vendas com Dinâmicas Eficientes

Você já parou para pensar no peso que uma a cooperação  tem no desempenho de uma equipe. Eu diria que ter uma equipe integrada é o coração da sua equipe.

Como palestrante e amante das vendas, amo ver como equipes integradas realizam um trabalho mais eficiente e por isso resolvi abrir a caixa preta para ter uma equipe motivada, feliz e produtiva.

Eu quero que você fique comigo do início ao fim desse texto, porque ele vai ser insano. Aqui eu vou te mostrar os meus métodos testados e comprovados para manter sua equipe uma máquina bem lubrificada.

A colaboração é muitas vezes a base da produtividade dos funcionários. É por isso que a maioria das empresas depende da boa e velha colaboração e cooperação para fornecer os melhores produtos e serviços. 

Mesmo que você ouça falar que as grandes empresas têm resultados com  as ideias mais geniais  e inovadoras do mundo, a verdade é que  a maioria dos produtos e serviços inovadores são esforços de equipe, assim como os maiores resultados de vendas também.

É claro que colher os benefícios do trabalho em equipe pode ser mais fácil de falar do que fazer.  Eu sei meu companheiro, minha companheira de vendas, a insegurança bate : e se os membros da minha equipe não trabalharem bem juntos? São tantos os pontos que podem fugir a sua liderança: 

  • Conflitos de personalidade, 
  • dificuldades com o trabalho prestado e 
  • relações interpessoais turbulentas 

Todos esses fatores podem prejudicar uma equipe que de outra forma seria eficaz. Além disso, os efeitos desses desafios podem ser difíceis de perceber no momento, e isso os torna bastante difíceis de controlar. 

O resultado é que alcançar uma dinâmica de grupo positiva pode ser como empurrar uma pedra colina acima. Bem difícil, às vezes. Mas, você pode chegar lá com as dicas abaixo sobre como melhorar a dinâmica da equipe e manter alta a produtividade.

6 passos para melhorar a dinâmica da equipe

Melhorar a coesão da equipe pode ser um processo profundo e de longo prazo. Afinal, você terá um bom punhado de coisas para fazer. Encontrar a origem dos problemas de um grupo, e eliminá-los. 

Problemas interpessoais podem ser difíceis de resolver tanto para gerentes novos quanto para veteranos, mas seguir as etapas abaixo deve orientá-lo na direção certa.

1. Encontre áreas para melhorar

O primeiro passo para construir uma dinâmica de equipe positiva é identificar os fatores que causam atrito dentro do grupo. Fazer isso nem sempre é simples, pois pode haver diversas causas, mas você tem muitas maneiras de entender melhor sua equipe. 

Observar como os membros da equipe interagem é um método, e um bom método. Observar sem interferir lhe dá uma visão clara da dinâmica atual da equipe. 

Você também pode realizar reuniões individuais com cada membro da equipe para obter perspectivas adicionais sobre os problemas do grupo.

Crie espaço para discussão. Ouça a todos, dando espaço para todos os pontos de discussão. Use uma agenda de reunião para permitir que todos contribuam com seus pensamentos e opiniões usando uma ferramenta

2. Resolva problemas quando eles surgirem

Ao detectar um comportamento inaceitável, trabalhe para corrigi-lo o mais rápido (e gentilmente) possível. Quanto mais tempo o conflito interpessoal persistir, pior poderá ficar o relacionamento entre os envolvidos. 

A qualidade do seu trabalho, é claro, pode diminuir paralelamente. Tente encorajar um diálogo aberto com os membros da sua equipe para que eles não tenham medo de recorrer a você com problemas.

3. Crie um gráfico de equipe

Ter um gráfico de equipe ajuda a organizar seu grupo em funções distintas com responsabilidades claramente definidas. Essa clareza pode ajudar a minimizar conflitos. O objetivo geral é evitar falhas de comunicação, e você também pode estabelecer um conjunto de diretrizes para resolver problemas à medida que surgirem.

4. Promova uma cultura empresarial significativa

Assim como você não deve permitir que conflitos entre os membros da equipe persistam, você também deve incentivar a confiança e o apoio. 

Os membros da equipe que têm certeza de que estão trabalhando com um grupo de colegas que pensam da mesma forma em direção a um objetivo comum podem ajudar a criar um local de trabalho mais colaborativo. 

Para começar a criar esses laços, você pode usar jogos de formação de equipe e incentivar os membros da equipe a compartilhar ideias sem medo de repercussão.

5. Incentive a comunicação

Ter voz nas principais decisões pode ajudar sua equipe a sentir que suas contribuições são valorizadas. Mantenha todos informados sobre quaisquer mudanças significativas em seus projetos para que se sintam incluídos e capazes de expressar suas preocupações. E não tenha medo de pedir a opinião dos seus membros mais calados – talvez eles tenham ideias para partilhar, mas sintam medo. Quando você lhes dá espaço para serem ouvidos, é provável que eles se sintam parte do grupo.

6. Continue observando a dinâmica da sua equipe

Mesmo depois de você ter conseguido criar uma dinâmica de equipe positiva, seu trabalho ainda não está concluído. É possível que o comportamento de um membro da equipe mude e os conflitos surjam praticamente da noite para o dia. Resolver problemas menores antes que se tornem grandes é fundamental para manter a coesão da sua equipe e maximizar a produtividade.

Por que a dinâmica da equipe é importante?

A resposta a esta pergunta é tão simples quanto você pensa. Equipes com dinâmica positiva funcionam como um relógio, pois cada membro pode, destemidamente, desenvolver continuamente seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos. 

O resultado: Muitas vendas e metas batidas na sua empresa! Onde estariam suas ofertas sem as pessoas que as impulsionam? 

Por outro lado, uma equipe com uma dinâmica negativa produzirá resultados não tão excelentes. Isso ocorre porque as diferenças pessoais podem criar medo e ressentimento, em vez de apoio. Nenhuma dessas emoções é confortável, e a dúvida associada ao desconforto é a antítese do bom trabalho. 

Que fatores contribuem para a dinâmica da equipe?

Se você já parou para conversar com seus vendedores cuidadosamente perceberá que a maioria deles quer ter um melhor desempenho no trabalho. No entanto, a má comunicação, as interações hostis e o excesso de feedback negativo podem minar até mesmo a motivação dos funcionários mais engajados. 

Se isso parece um pouco desafiador, não se preocupe: é perfeitamente possível trabalhar nas questões do grupo durante o desenvolvimento da equipe. 

O truque é reconhecer onde está a origem do problema. Algumas possíveis fontes dos problemas da equipe estão abaixo. 

Comunicação

É meu líder, você ficaria surpreso com a rapidez com que alguns problemas são resolvidos quando sua equipe realmente fala sobre eles. A comunicação deficiente é uma barreira para um trabalho estimulante e bem-sucedido, enquanto a comunicação aberta é uma porta aberta para uma equipe que brilha.

 Sem comunicação, a colaboração literalmente não pode existir. Como sua equipe pode atingir seus objetivos se a liderança, a gestão e todos os demais estão inacessíveis? 

Fortalecimento

Os funcionários geralmente conhecem suas funções melhor do que a administração, portanto, quando você confia neles para tomar decisões, o resultado pode ser um trabalho melhor. 

Pode até resultar em maneiras revolucionárias que você nunca imaginaria! É por isso que dar um certo grau de autonomia à sua equipe é ótimo para melhorar a dinâmica da equipe. 

Essa autonomia pode incentivar sua equipe a ser criativa e a ter interesse pessoal no sucesso do projeto. Você também verá sua equipe com menos medo de compartilhar preocupações e problemas e de fazer um trabalho melhor. 

Funções e responsabilidades claras

Uma divisão clara de responsabilidades entre os membros da equipe ajuda a eliminar muitas tensões em meio aos processos de trabalho. 

Você deve definir e comunicar funções, promover a responsabilidade e focar os membros da sua equipe onde suas habilidades são mais necessárias. 

Objetivos claros

Uma coisa que você deseja evitar ao trabalhar com sua equipe é um mal-entendido sobre o objetivo geral do grupo. 

A discordância sobre os objetivos de um projeto pode levar todo o processo a um engarrafamento, à medida que os membros do grupo tentam puxá-lo em diversas direções. Garantir que todos estejam na mesma página no início do projeto é basicamente uma forma de resolução proativa de conflitos.

 Você não terá que reunir a equipe para resolver discussões sobre a direção de um projeto se a direção estiver clara desde o início. 

Liderança efetiva

Um dos fatores mais influentes por trás da dinâmica da equipe é a pessoa que lidera. Um bom líder fornece orientação e recursos claros, ao mesmo tempo que dá ao grupo distância e flexibilidade suficientes para que os membros da equipe confiem na liderança e uns nos outros. 

Observe que ser um bom líder não significa micro gerenciar as suas responsabilidades. Em vez disso, você deve dar um passo atrás e direcionar sua equipe apenas o suficiente para dar o melhor de si.

Sistemas de recompensa e responsabilização

Tanto o sucesso quanto o fracasso podem ser igualmente comuns no local de trabalho. É saber como responder a eles que ajuda a manter um ambiente de trabalho produtivo. 

Normalmente, quando as conquistas de um funcionário são recompensadas, é provável que ele se sinta investido em trabalhos futuros, uma vez que suas contribuições são claramente valorizadas. 

Da mesma forma, é mais provável que os funcionários tenham o melhor desempenho quando sabem como os maus resultados afetam a empresa. 

Princípios semelhantes também se aplicam num contexto de grupo. Incentivar o melhor desempenho da sua equipe geralmente envolve ajudar cada membro a compreender a importância de seu objetivo. 

Responsabilizar cada pessoa pelos contratempos e recompensar o grupo pelas conquistas incentiva todos a cooperarem e a fazerem o seu melhor trabalho.  

O que causa a má dinâmica da equipe?

Agora você tem muitos dos blocos de construção necessários para estabelecer uma dinâmica de equipe positiva. Você deve combiná-lo com o aprendizado dos fatores por trás da dinâmica deficiente. Afinal, como você pode evitar algo sem saber o que o causa. Aqui estão algumas causas comuns de conflitos interpessoais.  

Liderança fraca: um bom líder ajuda a focar e orientar sua equipe para que cada membro produza seu melhor trabalho. Por outro lado, uma liderança ineficaz pode deixar um grupo sem direção e incapaz de fazer qualquer progresso.

Bloqueio: qualquer ação que interrompe o fluxo de informações ou o desempenho de qualquer membro da equipe. Pode descrever algo agressivo, como bullying no local de trabalho, ou algo aparentemente inofensivo, como piadas excessivas.

Sem comunicação aberta: quando os membros da equipe sentem que não podem expressar suas opiniões, continuarão calados mesmo quando houver um problema claro.

Membros escorados nos outros: Se um membro da equipe não estiver fazendo a sua parte, cabe ao líder da equipe fazer com que ele faça isso. Dessa forma, o restante da equipe pode se concentrar apenas em suas próprias tarefas. 

As reuniões individuais são uma ótima maneira de orientar o funcionário preguiçoso, e as reuniões de equipe podem ser ótimas para discutir quaisquer mudanças importantes.

Tudo que você aprendeu até agora, sem dúvidas é muito valioso, como eu te disse, ia abrir a minha caixa preta, mas agora vem a parte divertida, meu caro, a parte das dinâmicas, das brincadeiras, da diversão e das equipes mega motivadas. Vamos lá?

Impulsione sua equipe para a grandeza: Aprenda a aplicar dinâmicas motivacionais em grupo

Mesmo com um time de campeões bem treinados e com uma equipe organizada, a sua empresa pode passar por períodos de baixa produtividade. Eu te garanto que um dos motivos pode ser a falta de motivação por parte dos seus colaboradores. 

Aqui, vamos falar sobre as dinâmicas motivacionais para equipe de vendas.

Sei que você pode estar pensando agora, que divertido que nada Thiago, não existe nada mais sem graça que  logo atividades no trabalho e na real, ninguém gosta de participar. 

Eu não tiro sua razão, mas não vai embora ainda, fica comigo que eu vou provar que elas são ferramentas infalíveis para engajar e comprometer seus funcionários a darem o melhor de si para a empresa. 

Além disso, existem dinâmicas motivacionais para equipe de vendas que são tão divertidas quanto eficazes. Isso porque elas provocam a ação, aperfeiçoam habilidades e desenvolvem competências. 

Ficou interessado? Então, bora!

Dinâmicas motivacionais para equipe de vendas

Eu vou me aposentar batendo na tecla da importância de se criar um ambiente motivador nas equipes de vendas. Pois é muito difícil elevar os resultados de um departamento comercial se a equipe está desmotivada.

Nesse sentido, as dinâmicas de grupo são métodos que podem aumentar em até 70% a produtividade do seu time. Não estou falando apenas na injeção de ânimo que as dinâmicas dão. Elas também são capazes de:

  • Trabalhar a compreensão de todos frente a uma dificuldade;
  • Solucionar conflitos internos;
  • Inserir os colaboradores dentro do cenário da resolução de um problema;
  • Mostrar uma realidade exterior ao mundinho fechado do vendedor;
  • Apresentar de maneira clara a função de cada colaborador dentro da empresa. 

Desse modo, o trabalho em grupo desperta a empatia dos funcionários e a percepção do funcionamento da equipe de vendas. 

Como resultado, você conquista um time unido e comprometido com o bom funcionamento do departamento. 

Aliás, o comprometimento é um ponto fundamental ao falarmos da importância das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas. Para provar, a pesquisa realizada pela pela Michael Page confirma que o engajamento da equipe é a condição principal para atingir resultados positivos em uma empresa. 

Embora algumas dinâmicas tenham um teor de brincadeira, elas possuem um embasamento psicológico e têm finalidades específicas. Por isso, devem ser vistas com a devida seriedade e não como mais um exercício para passar o tempo. 

Para exemplificar a sua eficácia, vou utilizar o método Contar, Mostrar e Fazer: 

  • Quando o gestor falar sobre as técnicas de vendas, você entende uma pequena parte do conteúdo;
  • Quando o gestor encena as técnicas na prática, mostrando cada passo do processo, você absorve mais conhecimento;
  • Porém, quando você participa da encenação sobre as técnicas de vendas, você compreende profundamente o conteúdo.  

Mas, como promover dinâmicas motivacionais para equipe de vendas que engajem seus vendedores sem se tornarem mais uma atividade chata? Esse é o segredo que vou revelar para você a seguir. 

Como realizar dinâmicas motivacionais legais para sua equipe? 

Já começo afirmando que para promover boas dinâmicas motivacionais para equipe de vendas não é preciso investir muito dinheiro em uma atividade complicada. Porém, engana-se quem pensa que basta organizar uma roda de conversa e jogar um tema polêmico para realizar uma dinâmica na sua empresa. 

Antes de tudo, você deve analisar o perfil dos seus vendedores e entender os problemas que devem ser trabalhados durante a atividade. Por isso, é essencial produzir um briefing com os objetivos, os participantes e os recursos necessários para a realização da dinâmica antes de se aventurar na atividade. 

Quando você começou a organização da dinâmica, seus colaboradores já fizeram cara feia e disseram que não querem pagar mico, não é mesmo. Então, eu vou mostrar para você, meu amigo gestor, como realizar uma dinâmica envolvente que vai conquistar até o funcionário mais desanimado da sua empresa. 

Lembrando que não estou falando de treinamento de vendas – que é uma atividade que demanda mais tempo e recursos -, preste atenção para:

  1. Não expor seus vendedores a situações desagradáveis, respeitando o espaço e a privacidade de cada um;
  2. Incluir todos os funcionários nas atividades propostas para que todos se sintam parte da empresa; 
  3. Trabalhar apenas situações reais para não causar uma falsa expectativa no grupo;
  4. Não prometer o que não pode ser atendido como um bônus para quem cumprir certa atividade; 
  5. Utilizar cases de sucesso que inspiram seus vendedores; 
  6. Empregar atividades de role play para inserir o participante nas situações do dia-a-dia da empresa;
  7. E ouvir as dúvidas, os anseios, os temores e os desejos da sua equipe. 

Para finalizar, não se esqueça de criar uma avaliação de desempenho das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas organizadas na sua empresa. Com isso, você pode provar a eficiência da atividade ao atingir os objetivos propostos no briefing. 

Com todas as informações sobre a realização da dinâmica, falta apenas escolher aquela que melhor se encaixa nas necessidades da sua equipe. Mas não se preocupe que vou te orientar na melhor dinâmica motivacional para o seu time de campeões. 

Qual dinâmica escolher para seu time? 

Para estimular a competição saudável, resolver um problema interno, estreitar laços dentro da equipe e reconhecer os esforços individuais. 

Seja qual for o motivo central da atividade, existem dinâmicas motivacionais para equipe de vendas para todos os gostos e gêneros. Sendo assim, confira a lista com as principais e que mais trazem resultados, de acordo com os 20 anos de experiência na área: 

1. Stand up meeting

Para realizar a dinâmica, todos os participantes precisam ficar de pé em roda e um deles apresenta um tema interessante sobre vendas por 5 minutos. Em seguida, o grupo discute o conteúdo por 10 minutos. Sendo assim, toda semana um vendedor diferente traz um assunto novo a ser analisado e colocado em prática. 

Essa atividade tem como finalidade o compartilhamento de conhecimento. Além disso, a equipe trabalha as novas técnicas de vendas de maneira prática, rápida e escalável. Como resultado, você observa não apenas o aumento da performance de seus vendedores, mas também o desenvolvimento das habilidades interpessoais do grupo.

2. Aceita o desafio? 

Essa dinâmica é um verdadeiro quebra-gelo para as equipes novas que estão iniciando agora o trabalho nas vendas. Além de promover a integração da equipe, a atividade promete arrancar boas risadas dos participantes. Vou explicar como:

Divida os participantes em 2 grupos e os coloque em círculo, alternando cada pessoa de um grupo diferente;

Coloque uma música e entregue uma caixa embrulhada com papel de presente, explique que dentro dela tem um desafio a ser cumprido pela pessoa que a segurar quando a música parar;

A pessoa que tiver a caixa tem 3 opções antes de abri-la: aceitar o desafio, passar o desafio para outra pessoa do grupo ou passar a caixa para alguém do grupo adversário;

Ao aceitar o desafio, a pessoa que abrir a caixa vai se deparar com uma apetitosa caixa de bombons. 

Ou seja, o felizardo mostra para todo mundo que é melhor ter coragem para encarar o desafio do que passar a “batata quente” para os outros. 

3. Verdade ou mentira

Será que você conhece todo mundo que faz parte do seu time? Será que seus vendedores conhecem os colegas profundamente? Para responder essas questões, organize a dinâmica para equipe de vendas “Verdade ou mentira”.

Para realizá-la, distribua “post-it” ou etiquetas grandes e peça para os participantes escreverem 3 coisas sobre eles. Porém, uma dessas coisas tem que ser uma mentira. Peça para que eles andem pela sala e conversem entre si a fim de se conhecerem melhor, pois terão que descobrir a mentira de cada um. 

Após esse momento de reconhecimento, um voluntário é chamado para frente e deve contar os 3 fatos sobre si. Em seguida, o grupo deve discutir entre si e decidir qual das afirmações é mentira. O mesmo acontece com todos os participantes e, desta maneira, a equipe se diverte com as informações falsas e, de quebra, aprendem a se conhecer melhor. 

4. Dar as mãos

O objetivo dessa dinâmica é motivar e despertar a importância do trabalho em equipe e da liderança. Sendo assim, essa atividade é perfeita para a preparação de uma campanha sazonal ou um evento comercial que demanda a união do time. 

Para executá-la, basta colocar o grupo em uma roda de mãos dadas e peça para que memorizem quem segura suas mãos. Em seguida, os participantes vão andar aleatoriamente pela sala, até que você coloque uma cartolina no chão e peça para que eles se espremem sobre ela. 

Quando o amontoado de gente se forma, você diz que eles devem dar as mãos para seus pares originais, formando o círculo original sem soltarem as mãos. Será preciso organização, criatividade, liderança e muito trabalho em equipe para concluir a tarefa.

5. Rodas de feedbacks

Não tem nada mais motivador do que receber um feedback positivo, ainda mais quando é relacionado a algum trabalho executado com muito suor. Porém, a ideia aqui é esquecer o lado profissional e focar no aspecto comportamental da sua equipe. 

Dessa maneira, separe uma manhã descontraída para juntar seu time e proponha uma rodada de feedbacks de comportamento. Ou seja, os vendedores não avaliarão o desempenho de seus colegas, mas sim a personalidade, a atitude e o papel na equipe. 

Além de aperfeiçoar a capacidade de receber críticas (mesmo que construtivas), o grupo se beneficia com a motivação de sempre ser reconhecido de maneira positiva. 

Aliás, confira o vídeo abaixo, no qual, ensino como dar feedback de maneira eficaz e construtiva:

6. Ilha do tesouro

A última das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas é uma excelente ferramenta para integrar o grupo e desenvolver a inteligência emocional dos vendedores. Isso acontece porque o objetivo final da atividade é provar que bater metas individuais nem sempre é vantajoso para a empresa. 

Como fazer:

Coloque uma folha de jornal no chão de uma extremidade da sala com um prêmio em cima (pode ser chocolates) e chame-a de ilha do tesouro;

Divida o grupo em duplas, posicione-os em uma extremidade da sala e distribua uma folha de jornal para cada dupla;

Cada dupla deverá chegar na ilha do tesouro, mas os participantes não podem colocar os pés no chão, ou seja, eles ficarão em cima da folha de jornal, sem rasgá-lo;

Se dois grupos chegarem do outro lado, eles ganham o prêmio. 

Porém, só é possível chegar ao destino se as duplas trabalharem em grupo: uma dupla convida a outra para subir em seu jornal, dessa maneira, o jornal da outra dupla é movido para avançar. E assim o fazem sucessivamente. Com isso, você tem a oportunidade de discutir a importância da colaboração entre equipes em uma empresa. 

Seja qual for a dinâmica motivacional que você escolheu para realizar com a sua equipe de vendas, tenho certeza que o resultado será muito satisfatório no final do mês para sua empresa. Além disso, você contará com uma equipe inspirada, comprometida, engajada e pronta para enfrentar qualquer desafio. 

Ficou interessado e quer começar a aplicar esses ensinamentos na sua empresa? Conte comigo para isso. 

Eu me chamo Thiago Concer e sou considerado o treinador de vendas mais contratado no Brasil pelo 4º ano consecutivo. 

Eu te garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo gestor, pois meu método é dinâmico e envolvente, no qual, compartilho meus 20 anos de experiência de maneira leve e eficaz

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo.

Está gostando? Compartilhe

Mais Populares:

 Categorias