Como vender seus produtos e serviços com texto pronto de vendas no WhatsApp

O WhatsApp provou ser uma das ferramentas de marketing mais eficazes ao longo dos anos. E muitos profissionais hoje procuram modelos de texto de vendas prontos no WhatsApp para enviar aos seus clientes.

Se você precisa compartilhar uma notícia sobre o lançamento de um produto, atualização de pedidos ou descontos especiais com seus clientes? Por que não enviar mensagens via WhatsApp?

 O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos e uma taxa de abertura superior a 90%. Isso a torna uma plataforma super atraente se você deseja atingir públicos maiores rapidamente.

As mensagens de vendas do WhatsApp podem variar desde uma mensagem promocional, atualização de um pedido, lançamento de produto, boletim informativo semanal, atualização de carrinho abandonado, eventos futuros e muito mais.

Neste artigo, compartilharei 15 exemplos de mensagens de texto de vendas do WhatsApp que você pode usar em suas campanhas  e que ajudarão a impulsionar suas vendas.

Quais as vantagens de vender no WhatsApp?

Vender no WhatsApp é uma jogada inteligente para qualquer empresário. Aqui está o porquê:

  • É rápido e fácil:  Você pode conversar com clientes, envie faturas e receba pagamentos em minutos.
  • É pessoal e amigável: você pode usar mensagens, fotos e vídeos para construir a confiança e a fidelidade dos clientes.
  • É popular e global: você pode alcançar diariamente milhões de clientes em potencial em mais de 180 países.
  • É seguro e confiável: proteja seus dados e transações por meio de criptografia ponta a ponta e backup na nuvem.
  • É divertido e criativo: você pode apimentar suas conversas com emojis, adesivos e GIFs. Quem disse que os negócios têm que ser chatos?

O que você pode vender no WhatsApp?

 Que é possível vender no WhatsApp não é uma dúvida. As grandes empresas como Netflix, Magalu, Unilever e Adidas usam textos no WhatsApp para vender seus produtos e serviços.

Mas, o bom é que essa estratégia de venda não se limita apenas às grandes empresas. Você, sendo um vendedor ou um empreendedor também pode vender qualquer coisa pelo WhatsApp.

  1. Artesanato feito à mão : Você faz joias, acessórios ou outros artesanatos? Envie aos seus clientes fotos e vídeos do seu trabalho. Crie grupos do WhatsApp ou use seu status do WhatsApp para conscientizar.
  2. Produtos digitais : você pode vender e-books, cursos e mentorias. Use grupos do WhatsApp para compartilhar amostras, depoimentos e links de pagamento com seu público.
  3. Alimentos e bebidas : Você tem paixão por cozinhar ou assar? Você pode vender seus pratos gostosos no WhatsApp e deixar seus contatos babando. Envie-lhes menus, preços e opções de entrega e obtenha feedback.
  4. Serviços pessoais : Isso inclui coaching, consultoria, tutoria ou treinamento físico. Use o WhatsApp para se comunicar, agendar compromissos e enviar lembretes. Além disso, compartilhe dicas, recursos e depoimentos com seus clientes.
  5. Produtos de beleza : você vende maquiagem, cuidados com a pele, cabelos ou perfumes? Use o WhatsApp para compartilhar análises de produtos, tutoriais e recomendações.
  6. Roupas e acessórios : Você vende vestidos, sapatos, bolsas ou óculos de sol? Certifique-se de enviar fotos e vídeos de seus produtos para seus contatos. Use o WhatsApp para criar buzz em torno de seus produtos e obter mais vendas.
  7. Serviços SAAS e B2B: Você pode usar o WhatsApp para enviar novidades, atualizações, agendar visitas e criar grupos para manter os clientes engajados.

Além desses, muitos outros negócios podem usar o WhatsApp para vendas de produtos ou serviços, mas o mais importante é saber como usar a mensagem de texto para vender. É o que você vai aprender a seguir.

Como você vende no WhatsApp?

Etapa 1: crie um perfil do seu público

Isso parece um conselho repetitivo, mas que precisa ser reforçado. Conhecer o público para quem vai vender é essencial, pois, todo esforço de vendas de qualidade começa com a definição do seu público.”

Pesquise e identifique seus clientes ideais. Quais são suas necessidades, preferências e 

Entenda o que os marca.Em seguida, adapte sua estratégia para atender às expectativas de cada público.

Etapa 2: Defina sua estratégia de vendas

Crie um plano de vendas estruturado. Certifique-se de que ele descreva suas metas, objetivos e táticas.  

Passo 3: Configure uma conta WhatsApp Business ou no WhatsApp Enterprise.

Existem 2 tipos de contas WhatsApp Business:

Aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para empresas. O aplicativo é gratuito e permite às empresas interagir diretamente com os clientes.

 O WhatsApp Business oferece ferramentas para classificar, automatizar e responder rapidamente a mensagens. 

O aplicativo tem a mesma interface do WhatsApp para consumidores, mas com alguns recursos adicionais como: 

  • Análise de métricas
  • Respostas rápidas
  • Catálogo de produtos

O WhatsApp Business também permite que as empresas criem um perfil comercial para a sua empresa, que inclui o seu nome, endereço, número, entre outros.

API WhatsApp Entreprise

O WhatsApp Enterprise é uma versão do app que disponibiliza uma API capaz, entre outras coisas, de permitir a integração do canal com outras ferramentas e criar um chatbot para a automação de contato da empresa com o cliente. 

Entre os sistemas que podem ser integrados ao WhatsApp estão:

  • softwares de atendimento ao cliente, 
  • CRM, 
  • soluções de logística (ideal para empresas de produtos e e-commerces) e mais. 

Dessa forma, com o uso da API do WhatsApp é possível prestar um atendimento integrado aos clientes da empresa. Na prática, o recurso contribui com uma estratégia omnichannel completa. 

Por exemplo, é possível realizar a integração com sistemas de logística de e-commerce, e avisar o cliente sobre o status da mercadoria, automaticamente. O cliente receberá uma mensagem em seu WhatsApp, como recebe de um amigo. 

O objetivo desse tipo de comunicação é melhorar a experiência do cliente com a empresa, logo, algumas regras devem ser seguidas, por exemplo, é contra as diretrizes da ferramenta o compartilhamento constante de mensagens publicitárias que bombardeiam os consumidores com anúncios.

Além disso, para que uma empresa possa enviar uma mensagem ao consumidor, será necessário o opt-in, ou seja, a autorização do cliente.

Além das integrações e automação por meio de chatbot, o WhatsApp Enterprise ainda permite utilizar múltiplos atendentes em um só número.

Tudo isso não sai de graça para as empresas, que precisarão pagar para usar a solução. 

Ainda é importante destacar que as empresas precisam contratar uma empresa associada ao WhatsApp, parceira oficial, para usar o WhatsApp Enterprise e seus recursos. 

Os parceiros são credenciados para fazer a liberação do uso e as integrações do sistema Enterprise, entretanto a aprovação de contas na API é feita pelo WhatsApp.

Existem muitos problemas ao não recorrer a um Business Solution Partner do WhatsApp, inclusive problemas judiciais para sua empresa e falhas no gerenciamento do seu atendimento. Para entender os perigos das integrações piratas do WhatsApp Business confira o vídeo abaixo.

Escolha um dependendo do tamanho do seu negócio.

Etapa 3: crie cartões de produtos

No aplicativo WhatsApp Business, crie cartões de produtos que mostrem suas ofertas.

Inclua detalhes relevantes, como descrições de produtos, preços e imagens.

Etapa 4: Envolva-se com os clientes

Atraia clientes de seus outros canais, site e mídia social. Envolva-os em conversas casuais. 

Faça pesquisas e fale com diferentes segmentos do seu público. Descubra o que os marca. Isso o ajudará a manter a atenção total do seu alvo.

Isso permite que você construa relacionamento e estabeleça confiança.

Em seguida, incentive os clientes a visualizar seus cartões de produtos no WhatsApp. Forneça a eles links diretos para fazer compras.

Etapa 5: Acompanhamento

Crie grupos ou listas de transmissão para manter os seus prospects envolvidos com seu negócio.

Existem dois cenários para utilizar grupos de venda pelo WhatsApp:

1 – Grupos que você cria com potenciais clientes numa comunicação mais pessoal, despertando a sensação de comunidade em torno da sua marca.

2 – Grupos que você participa, como grupos de vendas, para divulgação do seu negócio.

Algumas dicas são importantes para criação e participação de grupos:

  •  Autorização
  •  Leia os Termos de Uso
  •  Não use o grupo apenas para vender
  • Crie regras no grupo do WhatsApp
  • Segmente os grupos por interesse
  • Crie exclusividade

CHECK LIST PARA INICIAR O SEU PROJETO DE GRUPOS DE VENDAS PELO WHATSAPP

✓ Foque em clientes que caminharam na jornada: não perca o timing dos clientes que estão interessados. 

✓ Alinhe o real objetivo, prazo e expectativas, principalmente com clientes que já realizaram uma visita. 

✓ Automatize e crie rotina: Tire dias e horários na semana para executar o planejamento. Por exemplo: toda segunda-feira dar follow up em leads antigos, às quintas, fazer pós vendas com clientes, etc.

✓ Construa uma base de contatos sólida: quantos mais contatos, mais envios, mais conversão e, consequentemente, mais vendas.

Agora que você já sabe como engajar e usar o WhatsApp para vender, precisa aprender os textos essenciais para vender no WhatsApp.

Como você cria um texto de vendas no WhatsApp?

Para garantir que sua mensagem promocional do WhatsApp seja bem-sucedida, é importante aproveitar ao máximo a oportunidade escrevendo mensagens que atraiam sua base de clientes. 

Os seguintes pontos irão ajudá-lo a aumentar a eficácia das suas mensagens promocionais do WhatsApp:

Seja curto e conciso

Uma mensagem curta, concisa e direcionada pode incentivar os clientes a se envolverem com a mensagem e, eventualmente, a comprarem o produto. Portanto, é fundamental não criar mensagens longas, desconexas e complexas. Em vez disso, você pode criar uma mensagem sucinta que fale sobre seus produtos e serviços em poucas frases.

Use palavras e frases persuasivas

Também é fundamental que suas mensagens usem uma linguagem persuasiva que seja fácil de entender e agir. 

Se a sua mensagem for percebida como um discurso de vendas, ela poderá não passar na revisão interna do WhatsApp. Isso também pode desencorajar os clientes, pois eles podem considerá-las mensagens de spam. Por outro lado, mensagens agressivas ou confusas podem irritar os clientes e também acabar os  desencorajando a realizar uma compra.

Seja específico sobre o que as pessoas ganham com seu produto ou serviço

Os clientes de hoje valorizam a honestidade e a transparência. Portanto, é importante delinear as propostas de valor específicas em sua mensagem para atingir clientes que estejam genuinamente interessados. 

Se a sua empresa enviar mensagens promocionais vagas, não só correrá o risco de perder clientes, mas também de alienar a sua base de clientes existente.

Ofereça garantias e credibilidade

A reputação da sua marca depende do fato de que seus clientes podem confiar no que você diz e tomar decisões informadas.

 A credibilidade da sua empresa pode ajudá-los a expandir seus negócios ou prejudicá-los quando perderem a confiança. Portanto, certifique-se de comunicar sua credibilidade em sua mensagem promocional do WhatsApp para construir confiança e estimular a confiança do cliente

Agora pegue meus 11 modelos criativos de texto de vendas no WhatsApp que convertem muito bem

11 modelos de texto de vendas no WhatsApp

Você pode simplesmente copiar e colar essas mensagens, adaptar para seu negócio e  começar a aumentar suas vendas.

1 – Texto para o lançamento de um novo produto

texto de vendas para o lançamento de um novo produto no WhatsApp

Para expandir seus negócios, você precisa garantir que seus clientes sejam avisados de todos os novos produtos e serviços que você está lançando. 

Este modelo permite maximizar o alcance de seu novo produto  aos clientes interessados. 

Modelo:

Olá, <Cliente>, você sabia que acabamos de lançar nosso produto mais recente (nome do produto)? Como achamos que seria a opção perfeita para você, estamos dando um desconto de (colocar o desconto)  só para você. 

A oferta é estará disponível apenas até as 17 horas de amanhã, então não perca tempo, 

acesse <link da sua empresa> para visualizar e comprar!

2 – Uma próxima venda

Este modelo permite que você informe seus clientes sobre uma nova venda para ficar à frente da concorrência.

Modelo:

Prepare-se para sua liquidação de (nome da operação de vendas). Até x% (colocar o desconto) de desconto nas principais marcas. A promoção começa em (data), marque já na sua agenda!

3 – Para promover produtos em alta

Ao informar seus clientes sobre os produtos que estão em alta nas plataformas sociais, sua empresa pode atrair os clientes interessados ​​a fazer uma compra.

Modelo:

Você sabia que nosso (nome do produto) tem sido o assunto da cidade? Não perca o (produto) que está em alta na (plataforma social), clique aqui para comprar agora – <link>

4 – Ofertas urgentes e códigos de cupom

Lembre seus clientes sobre ofertas/negócios urgentes e incentive-os a fazer uma compra na hora certa para aproveitar o negócio.

Modelo:

Cliente (nome do cliente ), seus cupons expiram em dois dias. Aproveite agora e ganhe 50% de desconto na sua próxima compra!

5 – Novos produtos e atualização de estoque

Para aumentar sua receita, é importante notificar seus clientes existentes sobre novos produtos para chamar sua atenção. Às vezes, uma simples notificação de produtos em  estoque pode fazer maravilhas em seus números de vendas.

Modelo:

Olá, o <produto> que você procurava já está de volta em estoque. Para evitar correrias de última hora, faça um pedido agora – <link>

6 – Ofertas sazonais e de férias

Aproveite as festas de fim de ano informando seus clientes sobre novas ofertas nas quais eles têm maior probabilidade de fazer compras.

Modelo:

Oi! Desejo a você um feliz <feriado/temporada>. Para comemorar este período de festas, oferecemos 30% de desconto em tudo em < link>. Faça seu pedido agora!

7 – Desafios

A realização de jogos/desafios emocionantes pode aumentar o vínculo que você tem com seus clientes e incentivá-los a fazer uma compra.

Modelo:

Você sabia do nosso último desafio – <game/challenge>? Para ter a chance de ganhar um <passe VIP/desconto/produto grátis>, participe <postando uma foto, enviando sua última fatura, preenchendo esta pesquisa, respondendo a estas perguntas> em <link>.

8 – Recuperação de carrinho abandonado

Ofertas promocionais também podem ser enviadas para clientes que abandonaram seus carrinhos durante as compras. Isso pode incentivá-los a concluir a venda.

Modelo:

Oh não! Parece que você ainda não concluiu sua compra. Conclua a compra em <horas> e ganhe 20% de desconto em todos os itens do seu carrinho.

9 – Venda adicional

Upsell é o processo de estimular os assinantes/clientes existentes a escolher um serviço ou produto de nível superior. Ao usar este modelo para vender sua base de clientes existente, você pode reduzir drasticamente seu custo de aquisição.

Modelo:

Oi! É hora de renovar sua assinatura. Você pode optar por renovar seu plano atual ou fazer upgrade para <nome do plano> e desfrutar de benefícios exclusivos. ( colocar os benefícios).

10 – Recompensas de fidelidade

Os pontos de fidelidade podem ser usados ​​como uma ferramenta poderosa para atrair mais clientes e aumentar as receitas. O modelo de recompensas de fidelidade permite que você envie essas mensagens aos clientes existentes para fidelizá-los e gerar mais vendas.

Modelo:

Olá, <Cliente>, adicionamos <Número> pontos do ( nome do programa de recompensa)  à sua conta. Resgate-os clicando aqui! <link>.

11 – Próximos eventos

Informe seus clientes sobre os próximos eventos offline e online que sua empresa realizará. Isso pode ajudar a direcionar o tráfego para seu site e incentivar mais pessoas a conferir suas ofertas.

Modelo:

Olá, <Cliente>, você está convidado a participar do nosso <evento/nome do evento> em <período de datas>. Visite nosso <site/loja> durante o evento para <saber sobre novos produtos/obter recompensas/ofertas emocionantes>.

Agora que você entendeu os benefícios do texto de vendas do WhatsApp, talvez queira usar na sua estratégia de marketing do WhatsApp. 

Embora a criação de modelos promocionais possa parecer um passeio no parque, existem alguns pequenos obstáculos. Este processo pode ser simplificado com uma parceria com a Universidade OSV, maior comunidade de treinamento de vendas do país.

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