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Copy para e-book: 7 técnicas para utilizar na divulgação 

Oferecer um e-book – ou livro eletrônico – sobre um assunto relevante para o seu público-alvo é uma das estratégias mais amplamente utilizadas no marketing digital para atrair clientes em potencial. 

É o que indica a pesquisa Content Trends 2019. De acordo com o estudo, as empresas utilizam esse formato de conteúdo em todas as etapas do funil de vendas, mas principalmente no topo (31,5%). 

O e-book é também uma das táticas de marketing de conteúdo mais utilizadas, adotada por 37,37% das empresas que responderam à pesquisa.  

Porém, não basta apenas desenvolver o seu livro eletrônico, é preciso usar uma linguagem persuasiva para ajudar a vendê-lo. Esse é um dos momentos em que o copy para e-book é utilizado. 

Mas, antes de nos aprofundarmos nisso, você já ouviu falar nesse termo: copywriting  – ou sua versão abreviada, copy?

Se não, não se preocupe que explicamos a você!

O copywriting é uma estratégia ou um conjunto de técnicas utilizadas para escrever um texto com uma abordagem mais atraente. Esse conteúdo mais envolvente visa a aumentar o reconhecimento da sua marca junto ao público e a resultar na persuasão de uma pessoa ou grupo a realizar uma determinada ação. 

Dessa forma, o copy para e-book pode ser utilizado tanto na criação do seu livro eletrônico quanto, depois de pronto, para ajudar a divulgá-lo. E é nesta segunda opção que vamos nos concentrar neste artigo. 

Leia também:

Copy para e-book: como utilizar essa estratégia para vender?

O copy para vender e-book entra em cena como uma das estratégias para divulgar seu livro eletrônico. Uma vez pronto, seu e-book precisa ganhar o mundo e as pessoas precisam saber que ele existe, não é mesmo?

Alguns dos locais onde você pode divulgar seu e-book são:

  • uma landing page;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Google;
  • marketing de afiliados.

Você ainda pode utilizar o copy para LinkedIn e o copy para e-mail marketing

Independente de qual for o local de divulgação, você vai precisar elaborar um texto de apresentação, especialmente se o e-book em questão está sendo utilizado como um meio para captação de leads. 

Assim, continue lendo este artigo para aprender como empregar técnicas de copy para e-book na divulgação do seu livro eletrônico. 

1. Conte uma história envolvente

Uma das técnicas utilizadas no copy para vender e-book, o storytelling é bastante eficaz na comunicação persuasiva, visto que o público em geral está propício a reagir a uma história, especialmente se for uma história envolvente. 

Isso porque contar histórias abre aos seus leitores uma porta para que eles deem uma espiada em seu produto – seja ele o próprio e-book ou algo para além do livro – e como isso pode contribuir para facilitar algum aspecto do seu cotidiano. 

Essa abordagem é feita instigando no indivíduo sua imaginação e se conectando a ele no nível emocional.

2. Seja positivo e inspirador

Ao contar a sua história, não se esqueça de manter um estilo ativo e um tom positivo e inspirador. Fique atento aos desejos do leitor e explique quais benefícios ele vai encontrar ao ler o seu e-book. 

Em outras palavras, o que ele vai aprender com o conteúdo do livro e como esse aprendizado irá solucionar algum problema prático de sua vida. 

3. Concentre-se nos benefícios 

Nunca se esqueça de que o texto é primeiro sobre o seu leitor e segundo sobre o que você está vendendo. Tendo isso em mente, fica mais fácil se concentrar nos benefícios que o seu e-book oferece a eles. 

Embora o seu público possa apreciar os recursos que você tem a oferecer com o seu produto ou serviço, os consumidores estão muito mais interessados ​​em como esses recursos os beneficiarão. 

Portanto, diga ao seu leitor o que eles têm a ganhar com o seu e-book e/ou produto e serviço e mencione os recursos apenas em um momento oportuno, por exemplo, quando estes estiverem relacionados aos benefícios.

4. Converse com o leitor

Uma das melhores técnicas de copy para e-book que você pode utilizar é se dirigir diretamente ao leitor, como se vocês estivessem conversando, batendo papo. 

Para isso, é importante saber quem é a sua persona, para que essa comunicação dirigida ao seu leitor seja adequada e certeira. 

Busque conhecer o seu público e use um estilo de escrita que seja atraente para eles. E não se esqueça! Vale utilizar generosamente a palavra “você”.

5. Faça perguntas ao seu leitor

Já que estamos falando que o seu texto deve ser uma conversa descontraída com o leitor, outra técnica de copy para e-book que você pode utilizar é fazer perguntas a ele no texto. 

Toda vez que você faz uma pergunta ao seu leitor cuja resposta é sim, ele fica mais inclinado a dizer sim à sua próxima pergunta. 

Quanto mais vezes ele disser sim às suas perguntas, maior a probabilidade de dizer sim para baixar o livro e para o seu produto ou serviço.

6. Fixe uma ideia por meio da repetição

A repetição nem sempre precisa ser irritante ou inoportuna. Muitas vezes, ela pode servir a um propósito, quando utilizada para fixar uma ideia que se quer transmitir com a mensagem.

Essa redundância do bem, vamos chamá-la assim, pode ser utilizada como um método para memorizar informações importantes ao longo do tempo. 

Por isso, em seu texto, o ideal é que pontos-chave sejam repetidos três vezes de maneiras diferentes. 

7. Apoie-se em fórmulas de copywriting

Há algumas fórmulas de redação específicas de copywriting que você pode – e deve – utilizar nos textos de divulgação do seu e-book. 

Seja o método AIDA (acrônimo de Atenção, Interesse, Desejo e Ação) ou o ECG (Estrela-Corrente-Gancho), essas fórmulas são padrões testados e comprovados, e podem ajudá-lo na lógica de construção dos blocos de texto que são essenciais a todo conteúdo persuasivo.

Agora que você já sabe algumas das técnicas de copy para e-book, o que acha de colocar esse conhecimento em prática? Divulgue um livro eletrônico que você tenha escrito utilizando as dicas apresentadas aqui!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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