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Como gerar leads com chatbot? Veja 4 formas eficazes!

A captação de leads com chatbots é uma forma moderna, atrativa e impactante de trazer mais clientes para o seu negócio. 

Para muitos, essa estratégia parece algo muito fora de realidade. No entanto, neste post iremos mostrar que essa é uma estratégia eficaz e eficiente no contexto atual. Você verá 4 formas de captar leads com chatbots e ainda terá uma dica bônus ao fim do conteúdo.

Confira!

1. Troque os formulários por chatbots

A maioria das marcas utilizam de formulários, especialmente em landing pages, para captar informações pessoais dos visitantes no site ou blog. No entanto, preencher formulários não é uma atividade muito atraente para o usuário.

As empresas precisam dar um toque humano à sua presença virtual e ao mesmo tempo escalável para se destacar da concorrência. 

Mas como fazer isso? Simples: com o uso de chatbots para empresas!

Mas como funciona um chatbot

Na prática, um chatbot consegue estabelecer conversações com os usuários em diferentes canais digitais da empresa. Ele pode tirar dúvidas, orientar o usuário e encaminhar suas demandas para os setores correspondentes da empresa. 

Com um contato inteligente, é possível também fazer o transbordo humano. Assim, você consegue conduzir o lead pelo funil de vendas de uma forma mais natural e próxima.

Vamos a um exemplo prático de como usar chatbot para capturar leads pelo site:

Quando um usuário visita o seu website, pode indicar que está interessado em experimentar o seu produto clicando no ícone de chat, por exemplo. Nesse momento, você pode inserir um chatbot para cumprimentá-lo e perguntar o seu nome.

Ao saber o nome do visitante, o chatbot poderá conversar com ele chamando-o pelo nome durante todo o tempo, o que torna o diálogo mais humanizado.

Conforme o visitante avança e fornece informações como telefone, e-mail e setor da empresa, por exemplo, as informações podem ser salvas pelo chatbot no sistema da sua empresa ou CRM

São informações muito importantes para que o chatbot possa direcionar o cliente dentro do site ou até mesmo para que a equipe de vendas possa entrar em contato com o cliente.

Importante: é preciso criar conversas nos chatbots que pareçam naturais. Veja mais sobre isso neste artigo que trata de design de conversas para chatbots

2. Mantenha o cliente por mais tempo em seu site

Há muitos fatores em jogo em qualquer decisão de compra. Seus potenciais clientes querem saber:

  • O que você tem para oferecer; 
  • Quanto isso vai custar; 
  • Quais os principais benefícios da sua solução ou produto;
  • Como você se compara aos seus concorrentes.

No entanto, o visitante não fica apenas no seu site. Ele abre diversas abas no computador ou celular para avaliar diferentes marcas e produtos.

Se você quer que um visitante entenda que sua empresa é a escolha certa, sua empresa precisa oferecer elementos diferenciados que mostrem isso para ele, além de aumentar o tempo que ela fica no seu site pelo tempo suficiente para obter as informações necessárias.

Os chatbots podem ajudar nisso, oferecendo respostas rápidas e cupons de desconto, por exemplo. É isso que vamos abordar no próximo tópico!

 3. Use que você é a escolha certa

Como mostramos no item 2, com o chatbot, você consegue vencer um dos principais desafios das marcas: envolver o visitante para que ele permaneça por mais tempo no seu site. 

Mas o que fazer com esse tempo maior de interação? Mostre a ele que o seu produto ou serviço é a escolha certa para atender suas necessidades.

Isso pode ser feito pelo chatbot durante a conversação. Ele fornecerá rapidamente as informações que o cliente precisa para conhecer melhor o seu produto ou serviço e mostrará quais são os diferenciais que tornam a sua marca melhor que a concorrência.

Vamos a um exemplo prático:

Para tornar a conversa mais interessante e humanizada, você pode programar o seu chatbot para responder com utilizando GIFs ou emojis. Isso permite que o usuário aprenda sobre o seu produto de uma forma muito mais envolvente do que lendo um texto. 

Tudo o que você precisa fazer é equipar seu chatbot para explicar seu produto ou serviço aos visitantes. Deixe-o mostrar o que diferencia a sua marca dos seus concorrentes, que provavelmente também foram pesquisados pelo visitante.

4. Mande leads altamente qualificados para sua equipe de vendas

Ao contrário do que muitos pensam, os chatbots não estão aqui para substituir funcionários humanos. A captura de leads com chatbot é um processo que ajuda as equipes de vendas e suporte na qualificação de leads.

Os potenciais clientes são direcionados pelo chatbot para o CRM. Conhecendo o problema de cada um, os vendedores poderão entrar em contato e orientar para a solução, tornando o atendimento mais personalizado.

Por mais que os chatbots consigam automatizar a qualificação de leads e processar os dados do usuário, eles não são capazes de responder às perguntas mais complexas dos usuários ou de concluir as etapas finais do processo de vendas. 

Por isso, é importante que você programe seu chatbot de geração de leads para determinar quando um vendedor humano de sua equipe precisa intervir.

Por exemplo, quando um chatbot recebe uma pergunta para a qual não tem a resposta, ele pode passar essa pergunta automaticamente para atendimento humano, juntamente com as informações de contato do visitante.

Em resumo: como capturar leads com chatbot?

Primeiro, use o chatbot para identificar o que o usuário realmente quer e precisa. Em seguida, use-o para conectá-lo a um atendente ou vendedor que possa ajudá-lo. 

Este sistema reduz a frustração do cliente de ser passado de uma pessoa para outra tendo que explicar a situação repetidamente.

Algumas plataformas de chatbot permitem que você configure uma notificação para ser enviada à um vendedor por meio da ferramenta de automação que a empresa usa sempre que alguém precisar de ajuda.

Dessa forma, você minimiza o tempo de inatividade e consegue que as pessoas certas respondam o mais rápido possível.

Bônus: Chatbots não são difíceis de construir!

Aposto que ninguém nunca te contou esse segredo, certo? 

Mas, para isso, uma boa plataforma de desenvolvimento de chatbot é essencial. A Take permite que você crie um chatbot para o seu site rapidamente com uma interface de uso fácil com a plataforma BLiP. Conheça mais sobre os serviços!

Este post foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.

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