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Guia completo: 5 tendências de vendas para 2022

Fala meu querido e minha querida, tudo bem? Como todo e qualquer gestor de vendas comprometido, é preciso se antecipar caso queira estar à frente do mercado. Sabemos que  aumentar as vendas é só uma consequência e, para isso, devemos entender as novas tendências.

Sabemos como a transformação digital mudou a relação entre uma empresa e seus clientes, e que com isso novas soluções ganharam espaço para suprir essas necessidades. Mas como isso se encaixaria nas tendências de vendas para 2022?

É claro que é impossível prever o futuro, contudo, nesses últimos dois anos de distanciamento social, o mercado evoluiu e aprendeu bastante, trazendo junto dele um grande know-how e habilidades de antecipar novas tendências.

Pensando em todas essas questões e em como é fundamental estar de olho nas novidades para manter-se dentro da competitividade do mercado, separamos as principais tendências de vendas para esse ano. Continue a leitura e confira!

Quais as principais tendências de vendas para 2022?

O foco para quem deseja se destacar esse ano é tornar a venda mais dinâmica, focar ainda mais na experiência do cliente, agilizar os serviços e não abrir mão da preocupação com a sustentabilidade e segurança de dados.

Mas como eu sei de tudo isso sendo que o ano mal começou? Simples: eu ouço meus clientes e, principalmente, trabalho diariamente com os pontos fortes de empresas, o que é notoriamente aquilo que faz os consumidores se interessarem pelo seu produto e moverem o mercado.

Partindo desse pressuposto, podemos listar as principais tendências de vendas para 2022 por meio do que foi mais procurado pelos consumidores nos anos anteriores e quais práticas proporcionaram a percepção de valor ao público de cada empresa.

Ouvir é a chave principal, mas saber como colocar em prática é o que vai destrancar a porta para seu futuro bem-sucedido. Portanto, confira em primeira mão as tendências de vendas em 2022!

1. Modelo híbrido

Com o início do distanciamento social, empresas e comércios precisaram abaixar as portas. Por conta disso, a saída que muitos encontraram é tornar o home office o novo meio para dar continuidade em suas atividades e reduzir custos.

Com essa nova medida, a esperança não foi a única que deu força para manter as vendas. Isso porque, junto da tecnologia e internet foi possível estabilizar e destacar o que antes era de conhecimento local.

Dando assim muito mais visibilidade às empresas, ajudando a alcançar novos clientes e mantendo a comunicação e presença na vida de seus antigos consumidores, em 2022 isso não será tão diferente.

O “novo normal”, como popularizou-se o período pós-pandemia, irá favorecer aos adeptos do modelo híbrido, visto que muitos negócios poderão atuar presencialmente sem gerar riscos.

Ao que tudo indica, uma das maiores tendências dessa lista para 2022 é conquistar espaço no mundo híbrido.

Ou seja, a pandemia melhorando o mercado, retorna às suas atividades presencialmente, e os que desejarem darão seguimento da forma online ou até mesmo intercalando os dois.

E já existem empresas adeptas a essa prática faz um tempo, o que fortalece ainda mais a ideia que o híbrido será uma nova tendência. Por exemplo, muitos negócios do ramo B2B seguirão sendo fechados remotamente, já que os consumidores se adaptaram bem ao modelo online.

2. Proteção de dados

Como todo bônus tem seu ônus e vice-versa, com o avanço da tecnologia e a busca pela presença na internet, também avançaram os crimes cibernéticos e a exposição de dados nas redes.

Tornando uma nova tendência para o ano de 2022 se preocupar com a privacidade de seus clientes e demais pessoas dentro da organização, um levantamento anual feito pela Kaspersky mostra um aumento de 23% dos ciberataques no Brasil no ano de 2021.

Dentre os ataques que mais preocupam as empresas estão ameaças de segurança durante o home office, uso de mensagens fraudulentas e ataques contra proteção de dados que atualmente está amparada pela LGPD.

Portanto, uma das maiores tendências de 2022 e dos anos seguintes é se precaver e certificar-se de que há um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores, mantendo-se atualizado sobre proteção de dados de seus clientes e leads.

3. Inteligência artificial

Não é muito cedo para pensar sobre isso? Segundo a Consumer Eletronics Show (CES), um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o tempo da inteligência artificial já começou, inclusive esse foi um dos assuntos mais falados nesta feira.

Portanto, enquanto você lê este conteúdo, muitas tecnologias estão em desenvolvimento e outras apenas aguardando para serem integradas em estratégias de vendas. 

Isso mostra como é fundamental entender como a inteligência artificial pode agregar valor à sua empresa e auxiliar diretamente nos resultados alcançados. Com esse infográfico é possível ter uma ideia melhor da importância da inteligência artificial para o marketing e vendas:

Fonte: Leads2b

Ou seja, com a inteligência artificial no mundo de vendas é possível simular resultados, ter uma análise mais detalhada de dados de seu público e como alcançá-lo de maneira mais efetiva, por exemplo.

Em segundo lugar e não menos importante, também é possível reduzir o tempo de atendimento em um contato, criar um atendimento automatizado sem necessidade da mão humana e por fim direcionar melhor um produto a seu cliente.

4. Evolução das estratégias de social selling

Você pode não conhecer o termo social selling, mas ele já está presente há um tempo nas  tendências de vendas para empresas de sucesso. A grande questão é que a venda social é nada menos do que tornar o relacionamento com o cliente parte do processo de vendas.

Atualmente, isso ocorre frequentemente por meio das redes sociais, como:

  • LinkedIn;
  • WhatsApp; 
  • Facebook;
  • Instagram.

Isso porque, como um dos principais hábitos de consumo, os clientes gostam de estar mais informados do que nunca sobre o que estão comprando, e essa é a oportunidade para se destacar.

Por isso, não adianta apenas pensar em novas ferramentas ou tecnologias e abrir mão do que mantém a engrenagem rodando, que é proporcionar uma comunicação assertiva e recorrente com os clientes.

Já que cultivar esses relacionamentos aumentam as chances de atrair mais clientes e sugerem involuntariamente os mesmos a indicarem sua marca, fortalecendo o marketing boca a boca.

Então, esteja atento à evolução das estratégias de social selling e acompanhe como seus concorrentes e grandes empresas lidam com os clientes nas redes. Vale ressaltar a importância de sempre adaptar-se e buscar novidades para vendas no WhatsApp, por exemplo.

>>> Veja também: O que é Social Selling? Como aumentar as vendas pelo Linkedin usando essa estratégia?

5. CRM para vendas em 2022

Como o CRM pode ser uma das promessas de tendências de vendas em 2022 se ele já é uma realidade em muitas empresas?

Sim, o uso e controle dessas informações não é nenhuma novidade para o mercado de vendas, mas tem sido cada vez mais relevante a longo prazo, já que precisamos acompanhar métricas reais para planejar um próximo passo e até mesmo criar novas estratégias.

Portanto, a utilização de um sistema de CRM segue sendo destaque e uma das tendências de vendas que nos acompanharão por muito tempo. Afinal, com ele é possível armazenar dados de clientes com segurança, utilizá-los para análises, repescagens e muito mais.

Quer saber como implementar o CRM na sua operação comercial? Confira:

Mantenha-se competitivo no mercado!

Chegamos ao final de mais um conteúdo, mas não significa que o aprendizado acabou, meu amigo e minha amiga. Aqui você conseguiu entender melhor que acompanhar as tendências do mercado é de suma importância para sua empresa.

Viu também quais são as principais tendências de 2022 para quem trabalha com vendas e não ficar para trás na hora de inovar em suas estratégias, desde inteligência artificial até um modelo híbrido de trabalho.

Mas como eu sei que você não se cansa de aprendizados para crescer cada vez mais em sua carreira, que tal manter-se atualizado e fazer um bom treinamento de liderança?

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