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O que é segmentação de leads? Qual sua importância para gerar mais resultados?

Fala monstro, fala monstra! Como vai? Você sente dificuldade em sua captação de leads e não consegue enxergar uma nova forma de otimizá-la?

Afinal, não tem nada pior do que gastar tempo e disposição com um lead desinteressado, que não entende suas necessidades e como seu produto ou serviço consegue ajudar ele a superar a sua dor.

Preparei neste artigo algumas dicas para você que precisa melhorar sua segmentação de leads e não perder mais tempo na melhoria da performance de suas vendas.

Veja a seguir como segmentar leads de forma rápida, fácil e efetiva! 

O que é segmentação de leads?

A segmentação de leads é como uma peneira para selecionar a dedo sua futura base de clientes. Tem como intuito principal compreender os costumes, ações e usar do dinamismo para especificar um lead quente, ou seja, aquele cliente ideal.

Porém, mais do que selecionar perfis que possuam interesse pela sua marca, é possível com a segmentação entender o comportamento de cada um e criar estratégias para atingi-los em qualquer etapa do funil.

A segmentação de leads é uma estratégia importante para que você e sua equipe não desperdicem mais tempo e criem conteúdos que não sejam interessantes ao seu público, seja através inbound marketing, e-mail marketing ou até mesmo vendas diretas. 

Leia também: 4 passos para melhorar sua máquina de qualificação de leads

Tipos de segmentação de leads

Agora está na hora de colocar as mãos na massa e aprender sobre os tipos de segmentação.

É válido ressaltar que são inúmeras possibilidades de segmentar e diversos tipos já pré-definidos, mas isso varia de acordo com o seu produto, serviço, necessidade, plataforma de uso para segmentação de leads e muito mais.

B2B

Um exemplo é quando você atua no B2B, ou seja, é uma empresa que fornece produtos para outra empresa. Neste caso, algumas informações que você pode levar em consideração para conseguir segmentar seus leads de forma eficiente são:

  • Quais são os produtos mais utilizados pelo cliente;
  • Segmento de atuação da empresa;
  • Quantidade de colaboradores;
  • Localidade;
  • Capital de investimento.

Com essas informações, é possível notar quais as chances da empresa adquirir seu produto ou serviço, qual a utilidade dele para a mesma e definir a melhor forma de abordagem para ela, seja uma proposta comercial logo de cara ou nutrição por e-mail marketing.

B2C

É possível também atuar na segmentação de leads caso você já ofereça o produto diretamente ao consumidor final, ou seja, B2C. Geralmente, é possível segmentar através de alguns dados demográficos e comportamentais, como:

  • Localidade;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Seus interesses;
  • Mídias utilizadas.

Vale lembrar que todos esses dados que eu listei são as métricas mais utilizadas e não necessariamente uma regra para você. Por isso, é necessário fazer seu estudo de público-alvo e compreender seu produto para encontrar as melhores segmentações para seu negócio.

Outra questão importante é utilizar as ferramentas certas para melhorar os resultados das vendas. Já falei sobre isso anteriormente, e você pode conferir agora:

Como segmentar leads e aumentar suas conversões 

Sabemos que a seleção de contatos é a última etapa para uma boa segmentação de leads, portanto, antes disso é necessário criar uma estratégia, analisar os dados disponíveis em sua base e acrescentar aqueles que faltam. 

Além do mais, os tipos de segmentação podem variar de acordo com os dados que você consegue coletar.

Ou seja, a forma que você tem de extraí-los é algo muito importante de ser lembrado. Caso você não consiga essas informações por um único meio, estude sua base antiga de leads que obterá sucesso da mesma forma.

Como segmentar leads de forma eficiente: 6 passos

Tenha consciência que a segmentação de leads depende exclusivamente da qualidade da sua base de dados, portanto, caso não possua as informações suficientes para realizar uma análise, fica mais difícil alcançar os resultados desejados.

Então, separe antes mesmo de iniciar a sua base quais os dados da lista acima (e se necessário inclua mais) fazem sentido para sua segmentação de leads e quais você vai utilizar para construir sua nova estratégia de prospecção.

Para segmentar corretamente e obter uma boa análise, siga os seguintes passos:

  1. Liste as informações necessárias a se coletar;
  2. Faça uma análise dos pontos fortes e fracos das últimas prospecções;
  3. Organize uma planilha com as informações listadas como importantes;
  4. Otimize o tempo de pausa e continuidade com os leads;
  5. Defina os meios de abordagem;
  6. Crie um script de vendas.

Não canso de repetir que se você quer ser um vendedor monstro, o importante é sempre ir atrás de novos conhecimentos. Afinal, que outra maneira você vai se destacar de seus concorrentes?

Mas, indo muito além da teoria, o importante é colocar tudo o que você aprende na prática. Essa é a principal maneira de entender em quais aspectos é necessário melhorar e investir mais tempo e, até mesmo, o que faz sentido ou não à realidade do seu trabalho.

Segmente seus leads e seja um vendedor monstro!

Neste conteúdo você pode acompanhar minhas soluções para segmentar seus leads e aumentar suas conversões sem dores de cabeça.

Viu também como é possível, em pequenos passos, definir uma estratégia para cada cliente, seja ele B2B ou B2C, identificando em alguns tópicos cada tipo de questionamento e informação que precisa ter para uma abordagem mais precisa.

Mas, se para você isso ainda não é o suficiente, e quer aprender técnicas para se destacar ainda mais, apresento o Clube OSV. Um clube para vendedores que não tem medo de ir além!

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